25 de abril de 2024

Após 25 anos em sala de aula, professora Emilce Cândia se aposenta e deixa legado

Após 25 anos em sala de aula, professora Emilce Cândia se aposenta e deixa legado

Foi publicada no diário oficial do Município de Bela Vista dia (03\08\2020) a portaria concedendo aposentaria por tempo de contribuição a Professora Emilce Maria Candia.

A paixão que Emilce tem pela sala de aula sempre conduziu os alunos a um carinho eterno pela professora, e agora depois de 25 anos, a sala de aula ira sentir saudade, os alunos, ou a saudade será maior da professora que sempre amou o que fez ensinar, só o tempo ira dizer, a missão foi cumprida. Professores tendem a serem pessoas que marcam nossas vidas. Afinal, eles nos transmitem algo que ninguém pode tirar de nós: o conhecimento. A, ia me esquecendo que para muitos alunos a primeira professara ficara guardado eternamente do lado esquerdo do peito, isso ninguém pode mudar, com certeza muitos irão lembrar-se da professora Emilce Maria Candia, a minha primeira professora.

“Estou feliz, cumpri com zelo a minha profissão, foram 25 anos de muitos desafios. Agora deixo pra vocês. Continuem levando o conhecimento as nossas crianças porque a educação transforma a vida das pessoas.” disse a professora.

É visível o grande trabalho desenvolvido pela professora. Foram muitos estudantes, que passaram pelos ensinamentos desta professora que hoje são pessoas formadas exercendo suas respectivas profissões.

De opinião forte, energia positiva, criteriosa e exigente, a professora Emilce deixou um legado de imenso conhecimento, uma trajetória digna de aplausos.

Emilce sempre sonhou com uma educação acessível para todos e lutou por isso junto da instituição. “Ela sempre sonhou com a educação sendo para todos”. Saudade e gratidão são o que fica. “Tenho muito a agradecer, comentou um ex-aluno.

Orgulhosa, ela revela o seu segredo. “Eu fui bem sucedida, fui uma professora que fiz de tudo para levar ensinamento aos alunos, por que eu fazia aquilo que eu amava. Eu queria ser professora. Trabalhei com muita dedicação e prazer. A coisa melhor do mundo é a gente fazer aquilo que gosta”, ressaltou.

Na concepção de Emilce Maria Cândia, a profissão de professor é uma das mais belas missões que um ser humano pode assumir. Com seu jeito espontâneo, ela tem uma definição muito amorosa para esse profissional da educação.  “Ser professora é fazer tudo de bom para humanidade. Ser professor é ser útil a nação”.

Relato de um ex-aluno

Querida professora, você me ensinou tanto que é difícil acreditar que essa é a nossa despedida. Você consegue fazer com que as suas aulas sejam lições de vida e a sua postura e relacionamento com os alunos é algo que todos enxergam como um exemplo a ser seguido.

Formação Acadêmica

Formada em Estudos Sociais – pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – onde concluiu em 29 de julho de 1.983.

Formada em Pedagogia na Faculdade Integradas de Fátima do Sul – FIFASUL em 15 de dezembro de 1.999.

Pós-graduação – Especialização em Psicopedagogia em Gestão Escolar e Relações Humanas concluído em 20 de dezembro de 2008.

O que e ser professora para a senhora.

O Magistério é uma atividade mais desvalorizada no Brasil. Não há nenhum incentivo para que um brasileiro se torne professor. Então porque optei por um caminho tão árduo, ser professora. Simples, é uma das atividades mais bonitas, mais apaixonante e mais gratificante que existe mais indescritível, árdua, sem duvida bela.

E uma constante e infinita troca de conhecer, transmitir e receber conhecimentos, aluno e professor. Criar laços, acompanhar o desenvolvimento, mostrar novas idéias, novos caminhos de viver, sonhos de forma amiga e prazerosa.

Sou idealista e acredito na educação como transformação social, porque o professor e um educador.

Aquele que ama o que faz, nunca trabalha, assim anos se passaram e eu não percebi, sempre vou em minhas lembranças, continuar ouvindo as idéias e compartilhando experiências com meus alunos, pois acredito neles, no potencial de cada um deles em transformar sua própria realidade, e no esforço de conhecer.

Em sua opinião qual o legado que seus ensinamentos deixarão

O maior legado de um professor, para mim, esta na transformação humana dos alunos, na inspiração exercida dos alunos para uma mudança de postura de vida, através da reflexão para seguir superando dificuldades e obstáculos presentes e despertando para novos caminhos, incentivando a humildade de nunca parar de aprender, estudar, mas seguir em frente.

Qual sua mensagem aos atuais professores

Que nunca descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, que nunca desistam nem de sonhar e viver esses sonhos, que sempre tenham em mente, que a educação sozinha não transforma a sociedade, porem, sem ela, jamais a sociedade mudará.  E que usem de muita criatividade ensinando seus alunos a serem criativos nesse mundo imprevisível.

Considerações finais

Estou deixando os trabalhos escolares num momento em que a escola e a educação estão sofrendo grandes percalços causados por essa pandemia. Mas vejo lições com valores como o uso da tecnologia e melhor e maior relação entre família escolar e familia-familia.

Apesar da adaptação forçada e com falta de ferramentas necessárias aos alunos e professores, com realidades diversas, internet que falha ou mesmo a falta dela, mas vejo meus colegas se desdobrarem, aprendendo e propondo ações, mesmo que remotos para não deixar os alunos sem aulas, com muita, muita criatividade.

Então, continuem sonhando com uma educação de excelência, tenham fé e sucessos e realizações naquilo que um dia, como eu, abraçaram, onde saio, com a consciência plena de dever cumprido.

Sou Emilce Maria Cândia, professora de historia, provenho de uma família tradicional de sete irmãos: Carmen, Lidia, Marilda, Alberto, Emilce, Nely e Gladys Candia, tenho como orgulho meus pais Mercedes e Cassimiro Candia, onde herdamos valores morais à nossa educação e busco passar aos meus filhos Natalia e Marco Antonio Candia Locatelli e ao meu neto Matheus Candia Godoy, as bases desses valores recebidos, como; respeito, união, amor, carinho, tolerância, cooperação e afabilidade mutuam.

Redação – Ademir Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.