28 de março de 2024

Após cair nas provocações, Aldo evita ‘pilha’ de McGregor e muda postura

Por mais que vencesse rivais duros com facilidade e se mantivesse como um dos maiores campeões do UFC, José Aldo sempre esbarrava em sua falta de traquejo ao tentar se promover. Muitas respostas vazias e repetitivas e poucos pay-per-views vendidos para um dono de cinturão. Isso até aparecer Conor McGregor em seu caminho.

Junto de sua equipe, o manauara radicado no Rio de Janeiro percebeu a importância de se autopromover. Quanto maior e melhor falasse, maior seria o cheque no final do mês – na verdade, depois de sua próxima luta. Foi dessa maneira que o irlandês conseguiu tanto espaço dentro do UFC e uma vaga na disputa de cinturão, além de ter vencido bem uma série de rivais.

José Aldo passou a responder Conor McGregor à altura desde que começou a ouvir as provocações. O ápice da pilha do campeão foi durante a turnê mundial que eles fizeram no primeiro semestre desse ano, para divulgar o combate que acabou sendo cancelado por conta de uma lesão na costela do brasileiro.

Mesmo tendo fica à sombra do irlandês na maior parte dos eventos, principalmente por não falar inglês, conhecemos um novo Aldo, que passou a se vender, que começou a usar respostas e tiradas inteligentes, que não deixava nenhuma provocação sem resposta e que por muitas vezes ficou próximo de agredir seu futuro adversário.

Mas a lesão e o cancelamento da luta mexeram um pouco com o brasileiro. Ainda tivemos uma amostra dessa sua nova pilha em uma coletiva de divulgação depois que a luta já tinha sido remarcada para esta semana, mas parece que, agora, o fogo se arrefeceu um pouco.

Ainda com uma língua afiada, José Aldo apareceu mais centrado para a semana do UFC 194. Sua calma anterior também pôde ser vista dos vídeos de divulgação no Ultimate. É como se ele não quisesse mais entrar na pilha do irlandês. Por mais provocações que ouça do outro lado, a resposta será sempre serena.

Historicamente no UFC, isso é um bom prognóstico para uma tão aguardada como essa. Deixar se levar por esse tipo de situação costuma dar errado. Veja Ronda Rousey, que levou tensão demais para seu último combate e acabou levando uma surra da serena Holly Holm. O brasileiro deixou para que outras pessoas de sua equipe ficassem irritados. Mas não ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.