28 de março de 2024

Bonito confirma 1º caso de coronavírus e busca pessoas que tiveram contato com paciente

Homem foi a São Paulo para realizar cirurgia e não comunicou viagem, descoberta quando ele buscou vacina contra a gripe

Humberto Marques 

Foto: Reprodução.

A Prefeitura de Bonito –a 296 km de Campo Grande– confirmou na tarde desta quinta-feira (7) seu primeiro caso positivo de coronavírus (Covid-19). Trata-se de um homem que foi a São Paulo para realizar cirurgia e voltou à cidade no início do mês. Ele teria mantido contato com familiares, vizinhos e amigos que, agora, vêm sendo colocados em quarentena pela prefeitura.

Informações não oficiais indicam que o paciente, que teria 83 anos, não teria comunicado a viagem a São Paulo –Estado que registra o maior número de casos de Covid-19 do país. A confirmação foi feita por meio de teste rápido, conforme protocolo do Ministério da Saúde.

“Quando ele retornou para Bonito nós não fomos comunicados na Secretaria de Saúde. Só ficamos sabendo que ele tinha vindo de São Paulo quando foi tomar a vacina [contra Influenza]. Imediatamente o colocamos em quarentena como medida preventiva, pois ele não havia apresentado sintomas. Com a passagem dos dias, como ele teve tosse e pelo fato de ser idoso, a Secretaria de Saúde coletou o material e o resultado [do exame] deu positivo”, explicou a secretária municipal de Saúde, Lívia Maria Oliveira.

Ela destacou que, desde o momento em que houve ciência sobre a viagem do paciente, ele foi isolado. Paralelamente, a Secretaria Municipal de Saúde investiga os passos por ele dados na cidade, especialmente com quem se relacionou nos últimos dias –no caso, familiares e amigos que tiveram contato direto com ele.

“As pessoas estão se apresentando e colocadas em quarentena, independentemente de terem sintomas ou não, pois existe a possibilidade de ter a contaminação. Iremos fazer todo esse mapeamento sobre quantas pessoas ele pode ter mantido contato”, destacou Lívia, explicando que o rastreamento envolve pessoas que, de fato, tiveram contato próximo, “e não alguém que só passou do lado dele na rua”.

Tudo de uma vez

A primeira confirmação de Covid-19 em Bonito vem ao mesmo tempo em que a cidade também apura dois casos suspeitos, de pessoas que mantiveram contato com trabalhadores de um frigorífico na região de Jardim e Guia Lopes da Laguna que confirmaram positivo para coronavírus.

Bonito preparou o hospital da cidade para receber pacientes com sintomas de Sarg (Síndrome Respiratória Aguda Grave, que inclui outras doenças além do coronavírus) em sistema de isolamento até posterior identificação. Casos graves são enviados para outros locais, como Jardim, já que não há UTI no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.