19 de abril de 2024

Corpo de Bombeiros Militar implanta Projeto “Bombeiros na Escola” em Bela Vista.

O Corpo de Bombeiros Militar de Jardim em parceria com a Prefeitura de Bela Vista, Secretaria de Educação, vereador, Presidente da Câmara Municipal Demecio Takeschi Higa, Escola Dr. Joaquim Murtinho e Escola Municipal Sonete Leite Lino, lançou oficialmente hoje (24) o “Projeto Bombeiros na Escola”.

O ato contou com a presença do Major do Corpo de Bombeiro – Fernando de Almeida Carminate, Secretária Municipal de Educação – Jane Mary Carvalho, Prefeito Reinaldo Miranda Benites, Presidente da Câmara Demecio Takeschi Higa, Diretora da escola Joaquim Murtinho Orlanda Freitas dos Santos, Diretora da Escola Sonete Leite Lino, Miracy Ortega e 3º Sargento Jair Cuevas – Comandante do Corpo de Alunos do Projeto Bombeiros na Escola.

O projeto será desenvolvido em aulas teóricas-práticas, com duração de 06 meses, uma vez por semana, e visa oferecer aos alunos conhecimentos que poderão ser aplicados na prevenção de acidentes e incêndios em suas residências, na prevenção de afogamentos em atividades de lazer aquático, na prevenção e redução de acidentes de trânsito, bem como na aplicação de primeiros socorros, em situações de pequenas emergências como cortes, entorses, sangramentos nasais, ou situações de suporte de vida, como desobstrução de vias aéreas e reanimação cardiopulmonar. Além dessas temáticas, pretende-se enfatizar a importância do respeito nas relações interpessoais, de cidadania e valores cívicos e morais.

São 47 alunos, sendo 27 da Escola Estadual Joaquim Murtinho e 20 da Escola Municipal Sonete Leite Lino.

As aulas serão ministradas pelo Sargento 3º Jair Cuevas, com o apoio das escolas e do Comandante da unidade.

O projeto foi muito bem recebido pelos diretores das escolas, e pelos alunos que também sinalizaram interesse em desenvolver a capacitação, dentro da temática de atendimento pré-hospitalar, visando uma melhor atuação frente aos pequenos acidentes, suscetíveis no ambiente escolar ou em casa.

Para nós dos bombeiros é um orgulho poder contribuir com a educação dos jovens em formação. Sabemos que em situações de emergência o conhecimento é fundamental, por isso faremos nosso dever constitucional de contribuir com a difusão de conhecimentos para os jovens, que serão futuros multiplicadores dos ensinamentos adquiridos, afirma o major Carminate.

Já o vereador, presidente da câmara, Xitinho, afirmou que o principal objetivo e orientar e oferecer ensinamento aos alunos, pois e nessa fase da idade que os jovens estão em formação, e o aprendizado sempre em primeiro lugar, disse o vereador.

bv687 bv686 bv685 bv684 bv683

Ademir Mendonça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.