28 de março de 2024

Mais de 70 famílias estão desabrigadas por causa da enchente do Rio Apa.

O governo do estado reconheceu estado de emergência para 14 cidades.

bv19bv20bv21

Do G1 MS
As chuvas deste domingo (6) provocaram o rompimento de uma barragem em Caarapó e desabrigou cerca de 30 famílias em Bela Vista. No sábado (5), outras cidades registraram prejuízos, incluindo Campo Grande. O governo do estado reconheceu estado de emergência para 14 cidades.
Em Bela Vista, cerca de 70 famílias ribeirinhas ficaram desabrigadas depois de o nível do rio Apa subir e provocar enchentes em três bairros de Bela Vista, cidade a 309 quilômetros da capital sul-mato-grossense. De acordo com a prefeitura, os moradores que não têm para onde ir estão sendo levados para dois prédios públicos. Dez famílias já ocupam esses espaços.
Dois caminhões do Exército Brasileiro e 15 homens atuam no trabalho de resgate aos moradores neste domingo (6) em conjunto com assistentes sociais e uma equipe da Secretaria de Obras da cidade. A titular da Secretaria de Assistência Social Pamela Pires Nunes informou ao G1 que até o momento 26 casas estão alagadas na região do bairro Baixada Corinthiana.
O trabalho de resgate começou por volta das 13h30 de sábado (5) depois de um alerta para enchentes na região. Roberto Bento Medina, de 50 anos, está na casa da mãe, de 78 anos, desde as 5h (de MS) deste domingo. Ele foi chamado por familiares para socorrê-la depois que a água invadiu a residência, onde ela mora com uma filha. Móveis e eletrodomésticos foram colocados na rua. Na casa, a água está a 30 centímetros acima do piso.
“A casa dela fica a uns 1.500 metros do rio, no centro da cidade. Tem umas 20 pessoas aqui na mesma situação. Ergueu tudo. Começou ontem era umas 20h. A minha irmã ligou e a gente tirou tudo para fora, TV, sofá, geladeira. Agora a gente vai levar para outra casa”, relatou Medina.
A secretária de assistência social contou que o nível do rio continua subindo, mas alguns moradores resistem e preferem continuar nas casas. “O nível do rio está subindo rápido demais. A semana toda choveu muito aqui na cidade. Estamos tendo dificuldade para retirar as pessoas porque algumas querem continuar em casa para cuidar do imóvel, dos animais. Por isso estamos levando tudo de caminhão”, disse Pâmela.
Ela acrescentou que o trabalho em apoio aos moradores ribeirinhos deve continuar até que a situação seja normalizada. As famílias estão sendo encaminhadas para os prédios do Centro Comunitário e do Projeto Conviver, onde devem permanecer temporariamente. A cidade não está na lista dos municípios que decretaram situação de emergência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.