24 de abril de 2024

Prefeito de Murtinho assina acordo para recuperar casa de bombas.

O início dos trabalhos  de recuperação dos equipamentos da  casa de bombas, dispositivo imprescindível para a  prevenção de  enchentes no município deverá ocorrer dentro em breve  uma vez que o acordo de parceria entre  a prefeitura municipal e o governo do Estado foi assinado pelo  prefeito Heitor Miranda durante  sua permanência na Capital na segunda-feira (30.05).

Os  investimentos serão de R$ 137 mil,  com dez por cento de contrapartida do município.  Os trabalhos a serem realizados possibilitarão o recalque –  sistema reverso que consiste na  devolução da água ao leito – quando o rio Paraguai ultrapassa o nível de alerta. O sistema é composto por três bombas. Duas funcionam simultaneamente enquanto a outra é considerada reserva.

O trabalho a ser realizado de imediato é emergencial. Estão previstos, por exemplo, serviços como a recuperação do tubo de sucção de uma das bombas, que se encontra com rachaduras, não dispondo de força para realizar o recalque culminando com o retorno da água. Outras duas também passarão por reparos.

Está sendo considerada a  possibilidade de  ser necessário  “fabricar” uma nova  tubulação, uma vez que, em função do tempo de uso –  as bombas foram instaladas em 1984 e até hoje não passaram por manutenção – está passando por deterioração e já não se encontra peça para  reposição no mercado.

Serão  substituídos, também, os quadros de energia elétrica ( de distribuição e de bombas) pois a fiação já ultrapassou o tempo de vida útil. O sistema elétrico subterrâneo que se encontra no interior de tubo metálico e que  devido à pressão do solo termina por prejudicar o duto é parte dos equipamentos  a ser  substituído.

Assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.