19 de abril de 2024

Rio sobe 6,10 metros, cobre ponte e exige construção de passarela

O nível do Rio Aquidauana continua a subir e atingiu 9,10 metros às 14h desta quarta-feira (13). Por causa disso, a Ponte Nova, estrutura de concreto que liga as cidades irmãs de Anastácio e Aquidauana, foi coberta pela água e uma passarela provisória para pedestres será construída em regime de emergência.

Já são 6,10 metros acima do nível normal, que é de, no máximo, 3 metros. Imagens aéreas mostram todo o perímetro atingido pelas águas. Mais de 80 pessoas estão desabrigadas.

Pode haver interdição – A Defesa Civil e os bombeiros estiveram na Ponte Nova para realizar avaliação da situação. Há grande possibilidade de que o trânsito para veículos pequenos seja interrompido nessa via. A água já encobre parte da rua Teodoro Rondon, que é extensão da Ponte Nova.

Por causa disso, uma passarela, chamada de passadeira, vai ser construída emergencialmente para permitir o trânsito apenas de pedestres sobre a água que encobre a pista.

Se houver interdição da ponte, somente veículos grandes, como caminhões e ônibus, serão autorizados a usar a estrutura.

No momento, veículos menores podem se deslocar de uma cidade à outra por meio da Ponte Velha Roldão de Oliveira, de madeira, que passa por reforma. No entanto, a estrutura só é liberada em horários de pico.

Horário de permissão – Desta forma, veículos menores, pedestres, motociclistas e ciclistas ficam autorizados a usar a Ponte Velha das 6h às 8h, das 11h às 14h e das 16h às 20h somente, segundo o coordenador da Defesa Civil de Anastácio, Ademir de Jesus Arruda.

Se a água encobrir a extensão da Ponte Velha no território de Anastácio, na região da prainha, o uso da Ponte Velha será proibido em definitivo.

Confira imagens do rio gravadas pelo site Aquidauana News sobre a Ponte Velha.

cidades33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.