19 de abril de 2024

Saiba quem são os 14 pré-candidatos à Presidência da República

Os partidos devem oficializar os candidatos às eleições presidenciais até 15 de agosto

Segundo a Agência Brasil, dentre os pré-candidatos que se posicionaram temos o senador Álvaro Dias pelo Podemos, antigo PTN, Ciro Gomes pelo PDT, candidato à presidência pela terceira vez, o ex-governador do Ceará adotou um discurso de combate às desigualdades no país.

Outro nome que já se anunciou à disputa é o senador e ex-presidente Fernando Collor pelo PTC. Collor foi o primeiro presidente a ser eleito pelo voto direto após a ditadura civil-militar, seu mandato foi de 1990 a 1992, quando sofreu impeachment e foi substituído por Itamar Franco.

O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, é pré-candidato à presidência pelo PSDB. Alckmin deixou o governo de São Paulo na última sexta-feira (06) para concorrer deixando o cargo para Marcio França, do PSB.

Na esquerda brasileira Guilherme Boulos, líder do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto), é o pré-candidato anunciado pelo PSOL O PCdoB lança pela primeira vez desde a redemocratização uma candidatura própria à presidência, a candidata é a deputada estadual Manuela D’Ávila.

O deputado Jair Bolsonaro é pré-candidato pelo PSL. Já pelo partido Novo temos João Amoêdo, que é um dos fundadores do partido e está em sua primeira experiência política.

No último dia 15 de março José Maria Eymael confirmou sua candidatura pelo PSDC, essa é a quinta vez que concorre. Levy Fidelix, que também é candidato recorrente à eleição presidencial, anunciou sua candidatura pelo PRTB.

Marina Silva, ex-senadora, é candidata pela REDE e concorre pela terceira vez para presidência. Paulo Rabello ex-presidente do BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), é candidato pelo PSC.

Rodrigo Maia, presidente da câmara dos deputados, é pré-candidato pelo DEM. Já pelo PSTU a pré-candidata anunciada é Vera Lúcia.

Pelo PSB, há especulações de que o ex-ministro do STF (Superior Tribunal Federal) Joaquim Barbosa seja pré-candidato, mas nada foi confirmado até o momento. O PSB anunciou a filiação de Joaquim Barbosa ao partido nessa sexta-feira (06), em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.