24 de abril de 2024

Veja como é fácil exercitar-se em casa seguindo técnicas do pilates

Por Taty Bruzzi

O Pilates é uma das atividades que vem crescendo porque mexe com todo o corpo, trazendo benefícios à saúde. A técnica trabalha a respiração, o equilíbrio e a força, além de tonificar o corpo.

A bola de pilates, por exemplo, é um excelente objeto para exercitar-se, garantindo bons resultados. Em especial, em áreas do corpo como a região abdominal e o bumbum.

Exercícios que podem ser praticados em casa

Cuidados nos exercícios com bola

– a superfície onde você irá praticar os exercícios deve estar limpa e sem objetos que possam perfurar a bola;

– não faça atividades em um local com muitos móveis ou objetos que possam machucá-la, caso você se desequilibre;

– embora exista um modelo padrãol, confeccionado em borracha resistente para suportar pesos de mais de 300 kg, dá para encontrar bolas de vários tamanhos e fabricantes. Por conta disso, o ideal é que ela seja condizente com o seu peso e altura.
Aquecimento    

Como em toda atividade física, antes de aventurar-se com a bola de pilates o ideal é fazer um aquecimento. Dentre as opções, você pode fazer uma caminhada de até 20 minutos.

De acordo com profissionais, como o Pilates é uma atividade que queima poucas calorias, os treinos devem ser complementados com outros exercícios que ajudem a queimar gordura.

Tenha calma na execução dos exercícios

Ainda, na opinião de educadores físicos, os exercícios do Pilates devem ser realizados calmamente, de forma lenta e gradual, sem se esquecer de equilibrar a respiração através da contração do períneo.

Exercício 1

Sentada na bola, escorregue um pouco para frente até que as costas fiquem apoiadas nela. Em seguida, coloque as mãos sobre a cabeça e contraia o abdômen sem forçar o pescoço.

Faça 10 repetições lentamente, contraindo a musculatura. Descanse por 20 segundos e repita o exercício por mais duas vezes, sempre dando um intervalo de 20 segundos.

Exercício 2

Deitada no chão de barriga para baixo e com as pernas e os braços esticados, eleve uma perna e o braço contralateral ao mesmo tempo. Faça 3 séries com 8 repetições cada. Descanse por 10 segundos e repita o movimento com o outro lado do corpo.

Exercício 3

Agora, deite-se no chão com a barriga para cima e dobre as pernas. Levante o tronco do chão, mantendo os baços esticados à frente. Mantenha a posição por 15 segundos e retorne à posição inicial. Faça 3 séries com 8 repetições, parando por 15 segundos em cada uma delas, descansando por 30 segundos entre cada série.

Dicas:

De acordo com especialistas, estes exercícios podem ser realizados em casa de três à 5 vezes por semana. Em caso de dor nas costas ou no pescoço, só volte a praticá-lo com o auxílio de um educador físico ou fisioterapeuta.

Um profissional está apto a indicar séries adequadas para serem feitas em casa, melhorando o condicionamento físico e favorecendo o emagrecimento. Quem deseja perder peso deve, ainda, evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcares, seguindo uma dieta elaborada por um nutricionista.

saude01

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.