29 de abril de 2024

Considerado um bom gestor, Aires Cafure faz balanço do seu trabalho

Formado em economia, com pós-graduação em administração pública com ênfase na Lei de Responsabilidade Fiscal, o atual secretário de Fazenda de Bela Vista, Aires Cafure, fez um balanço do ano de 2023, à frente da pasta, e declarou que sua maior motivação é ver as pessoas realizadas.

“Me formei jovem em economia, minha vida sempre foi norteada em números e cálculos. Um dia surgiu a oportunidade de concorrer a vereador em Bela Vista. Quando fui eleito e iniciei essa nova jornada, começou ali um trabalho voltado mais para o social. Dessa experiência posso dizer que aprendi muito ao atuar mais diretamente com a população, desenvolvendo melhor meu lado mais humano. Na Secretaria de Fazenda também temos realizado ações que beneficiam diretamente as pessoas. Aliás, uma das maiores motivações no trabalho é ver as pessoas realizadas. É uma sensação maravilhosa”, afirmou Cafure.

Questionado sobre o trabalho que tem desenvolvido à frente da pasta que comanda, o atual secretário destaca ações que estão promovendo o empreendedorismo no município.

“Realizamos uma parceria com o Sebrae chamada ‘Cidade Empreendedora’ porque a cada dia novas oportunidades de negócios estão surgindo e precisamos capacitar a nossa gente para identificar essas oportunidades, bem como para terem êxito ao empreenderem. Também criamos a Sala do Empreendedor, um espaço que oferece suporte e orientação aos empreendedores. Assim, temos visto novos negócios surgirem, pessoas que estavam desempregadas e sem esperança de uma vida melhor, agora estão tendo um novo recomeço”, afirmou.

O secretário explicou que, por meio do ‘Cidade Empreendedora’, foi elaborado um Plano de Desenvolvimento Econômico para Bela Vista, composto por 22 ações voltadas para fortalecer o comércio no município, fomentar a agricultura familiar e incentivar os belavistenses a comprarem mais do comércio local. O projeto também prevê ações que promovem o turismo na cidade.

*Case de sucesso*

Este ano, o trabalho desenvolvido pela Secretaria de Fazenda ganhou destaque nacional por um case de sucesso apresentado no Seminário Nacional de Compras Públicas 2023, realizado em Campo Grande, pela aquisição de produtos e a contratação de serviços que priorizam os pequenos negócios locais. A ação também ganhou reconhecimento pelo Tribunal de Contas de MS.

“Hoje, de tudo que o município licita, 54% é comprado do comércio local, o que equivale a mais de R$ 17.000.000,00, de um total de 32 milhões de reais homologados. Desta forma, o dinheiro das compras circula na própria cidade”, esclarece.

Além disso, o secretário também destaca as principais ações desenvolvidas pela atual gestão no município. Graças ao equilíbrio das contas públicas, foi possível a cidade conquistar importantes realizações. Confira.

*Agricultura Familiar*

Em 2023 foram adquiridas pela Prefeitura mais de R$ 270.000,00 em alimentos do pequeno produtor.

*Renovação da frota*

Novas viaturas foram adquiridas para Secretaria de Obras, Secretaria de Desenvolvimento e Secretaria de Saúde.

*Obras e infraestrutura*

Várias obras foram realizadas com recursos próprios do município, dentre elas destacam-se: a reforma do PSF das Primaveras, o Anexo ao Paço Municipal, Escola Municipal Perpétuo Socorro. Também foram construídas a Casa Lar, a Escola Municipal Sonete Lino ganhou uma quadra nova coberta.

Além disso, houve a recuperação e a construção de pontes da malha viária vicinal (estradas).

O secretário entregou o projeto de adequação e ampliação do Hospital São Vicente de Paula ao secretário de Saúde de MS, Maurício Simões. Graças a uma soma de esforços, o apoio do deputado federal Geraldo Resende, que garantiu 50% do valor da reforma em emenda, Bela Vista avança na melhoria dos serviços de saúde pública à população.

Com recursos de convênios com MS, emendas parlamentares e contrapartida com recursos próprios do município, foi realizada a recuperação e revestimento primário de 46,58Km da estrada de Dama-Cue, pavimentação asfáltica e drenagem da Rua Candido Mariano (rua da APAE) e execução da obra de revitalização do Parque de Exposições.

por karla martins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.