19 de março de 2024

2ª Cia Fron, Sentinela do Pantanal, celebra Dia da Infantaria com solenidade

Porto Murtinho (MS) – Forças Armadas: Cerimônia realizada na noite de terça-feira, 24 de maio, comemorou o Dia da Infantaria. A data lembra os 206º do nascimento do patrono da Arma de Infantaria, brigadeiro Antonio de Sampaio. O militar morreu aos 56 anos depois de liderar as tropas brasileiras em diversos confrontos continentais. Seus restos mortais estão em mausoléu no Cemitério São João Batista, em Fortaleza, capital cearense.

murt91

A solenidade foi realizada no pátio Soldado Simeão Fernandes da 2ª Cia Fron, Sentinela do Pantanal, contou com a presença de autoridades civis, militares e convidados do comando da unidade militar. A tropa da unidade desfilou em homenagem ao brigadeiro. “É muito importante cultuar estes exemplos de civismo e dedicação ao país”, afirmou o comandante da Sentinela do Pantanal Major Carlos Otávio Macedo de Sousa.

Infantaria é a mais antiga arma do Exército Brasileiro e é formada por soldados que podem combater em todos os tipos de terreno e sob quaisquer condições meteorológicas, além de poderem utilizar vários meios de transporte para irem para o campo de batalha.

Em palavras proferidas na noite festiva na cerimônia o major Macedo ressaltou, “a infantaria é a arma mais antiga do exército brasileiro, é ele a quem vai para frente do combate. Então é uma grande satisfação para a gente estar comemorando, não só com o exército, mas com todos os órgãos de segurança pública”, disse.

A formatura em comemoração ao Dia da Arma de Infantaria, contou com uma simulação de combate do Pelotão Especial, com explosões de bombas e tiros de festim, além dos desfiles das tropas em continência ao seu comandante.

Ainda em comemoração ao Dia da Infantaria, o major Macedo junto com autoridades civis e militares inaugurou o museu da 2ª Companhia de Fronteira nas dependências do Museu Dom Jaime Barrera. A partir de agora a comunidade poderá ter acesso ao acervo da Sentinela do Pantanal naquele espaço cultural.

murt90

Texto: Toninho Ruiz – Fotos: Giva Sanabria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.