Candidatos de MS aguardam julgamento da Justiça Eleitoral
Com o prazo para registro de candidatura fechado, Mato Grosso do Sul tem 552 candidatos a deputados e oito ao Governo do Estado registrados no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Os concorrentes das Eleições de 2022 tiveram até às 19h desta segunda-feira (15) para se registrar na Justiça Eleitoral.
São 393 candidatos a deputado estadual, que concorrem a 24 vagas na Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul). Para deputado federal, MS dispõe de 8 cadeiras na Câmara dos Deputados.
Nestas eleições, 159 nomes concorrem a uma vaga de deputado federal por MS. O Estado registrou seis candidatos a senador, com seis primeiros suplentes e outros seis para segundo suplente.
São candidatos ao Senado: Anizio Tocchio (Psol), Jeferson Bezerra (Agir), Juiz Odilon (PSD), Mandetta (União Brasil), Professor Tiago Botelho (PT) e Tereza Cristina (PP).
Para governador de MS, oito nomes foram registrados no sistema do TSE. São eles: Adonis Marcos (Psol), André Puccinelli (MDB), Capitão Contar (PRTB) Eduardo Riedel (PSDB), Giselle Marques (PT), Magno Souza (PCO), Marquinhos Trad (PSD) e Rose Modesto (União Brasil). Junto com eles, oito vice-governadores foram cadastrados na Justiça Eleitoral.
Registros na Justiça Eleitoral
No total, 586 pessoas registraram pedido de candidatura no TSE. Com o fim do término, os candidatos aguardam o julgamento da Justiça Eleitoral.
O pedido de candidatura segue para tramitação no PJe (Processo Judicial Eletrônico). Conforme o calendário eleitoral, a Justiça Eleitoral tem até 20 dias antes do primeiro turno para processar e julgar os pedidos.
Ou seja, até 12 de setembro os pedidos de candidatura deverão ser examinados e julgados.