29 de abril de 2024

BELA VISTA TEVE 192 CASOS DE ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES, EM 2022

Os números de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Bela Vista – 192 em 2022 – ainda assustam e são inaceitáveis, mas, ao mesmo tempo evidenciam a eficiência do trabalho que vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Assistência Social, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), na conscientização e orientação para que as vítimas consigam denunciar os agressores e buscar proteção.
Segundo a assistente social Andreia Cristina Stein, coordenadora do CREAS bela-vistense, os casos chegam na maioria das vezes através do Conselho Tutelar, Ministério Público e Delegacia de Polícia Civil.
“É uma luta diária, com trabalho sério, realizado com várias parcerias, e que, mesmo com a média de 16 casos por mês se mantendo, temos avançado porque as vítimas têm se conscientizado, criado coragem e sentindo segurança em nosso trabalho e nas nossas instituições”, destaca Andreia, que tem pós-graduação em Infância e Juventude.
CRIMES NO CÍRCULO FAMILIAR
O mais estarrecedor dos casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, segundo Andreia, é que 90% dos casos acontecem no círculo familiar, por pais, padrastos, tios, primos, por exemplo.
“É triste, porque são abusadas justamente onde deveriam ter o apoio e a confiança. E muitas vezes, como os julgamentos são demorados e muito poucos são condenados, essas vítimas ainda precisam viver, por anos, próximos aos abusadores”, lamenta Stein.
COMO DENUNCIAR
A denúncia pode ser feita através do telefone/WhatsApp do CREAS (67) 9-9874-8314 ou ao Conselho Tutelar. “Sempre orientamos para que a vítima faça a denúncia a alguém em quem sinta confiança e segurança. E nós temos equipes com assistente social, psicólogas, preparadas para acolher, escutar, sem julgamentos, e encaminhá-la para os locais corretos. Estamos sempre capacitando toda nossa Rede de proteção para prestarmos os melhores atendimentos”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.