18 de abril de 2024

COLUNA – Conversando com Você – Ivaldo Pereira e equipe

FAZENDO A DIFERENÇA, É NA CAIXA…
Estamos acostumados a ver funcionários irritadíssimos (nem todos) nas agências bancárias, em Bela Vista, sem falar nas filas, culpa dos banqueiros que diminuiram os quadros e ampliaram a tecnologia. Tudo bem, é a MODERNIDADE, mas não se pode abdicar do toque humano, o olho no olho. Os lucros (dos banqueiros) aumentam a proporção que diminuem o quadro dos funcionários e aumenta ainda mais com as tarifas bancárias.

SURPRESA
mas tivemos uma grata surpresa esta semana, em Jardim, mais precisamente na agência da Caixa Econômica Federal, em um dia de intenso movimento, fiquei observando enquanto aguardava um amigo que foi sacar o seu FGTS/PIS, os funcionários serenos, ninguem com cara de ressaca ou dor nos rins, tudo bem organizado, ao gerente PEDRO O. LIMA, o Valdir, Amauri, enfim, em nome deles nossas homenagens a todos os funcionários, inclusive os guardas que orientam os clientes e priorizam o atendimento necessário (doentes, deficientes, mulheres, grávidas, acho que é assim mesmo) enfim, PARABÉNS AO PEDRO E SUA EQUIPE. Que sirva de lição.

geralPB08

EM TEMPO
Bela Vista ”ja teve” a sua agência da Caixa Econômica Federal, mas… seguindo os ditâmes da história, ficou no ”ja teve”. Faltou vontade política, econômica e participação popular (para não fechar). Mais uma vez, Jardim ganhou.

JULGAMENTOS
Dezenas de pessoas, prefeitos, vereadores, empresários, profissionais liberais, na pauta de julgamentos este mês no Forum de Bela Vista. Vamos acompanhar as audiências e divulgar o que pode ser divulgado.

CRIMES ELEITORAIS
Também serão julgados o ex prefeito Douglas Gomes, o candidato a prefeito Gustavo Zacarias e o atual prefeito Reinaldo Miranda Benitez. Todos denunciados pelo Ministério Público por crimes eleitorais.

O PODER DAS IDÉIAS
O ex prefeito Afonso Dilon, além de pavimentar ruas, adquirira máquinas e equipamentos para pavimentação, comprar o prédio da prefeitura dos padres redendoristas, regularizar centenas de irregularidades na sua Administração, já si falava no turismo. Mas, que ”valia mesmo” era os milhares e milhares de hectares de terras, herdados dos pioneiros, fossem durar para sempre.

geralPB12

O FRANDE COUTINHO
fundador da Cerâmica Ja Te Ví, quando foi candidato a prefeito, para muitos na época, tinha ”idéias esquisitas”, gente cujo pensamento só ia até a ponte do Sombrero, na rodovia para Jardim. Não tinham nada de esquisitas, falava em criar em Bela Vista um pólo de pequenas fábricas de SUCO, isto mesmo Sucos E POLPA. Ele falava ”aqui dá todo tipo e fruta, plantando, às vezes nem plantando, a semente cai no chão e brota, imagine se incentivarmos os chacareiros, pequenos proprietários de terras a plantarem frutas? Todos os tipos. Até maçã e uva, cuidando da terra, dá tudo. E poderíamos instalar dezenas de fábricas de sucos, ou então uma grande, poderíamos exportar pelo porto de Murtinho, quando voltar a funcionar”.

POIS É, FRANDE
Hoje, além de chácaras, pequenas propriedades, temos vários ASSENTAMENTOS, o porto, lá de Murtinho já está funcionando, a terra continua a ser generosa, temos SOJA, ARROZ e MILHO, eles, os lavoureiros, chegaram. Olha, Frande, muita gente mesmo ainda, continua com os pensamentos até a ponte do rio Sombrero, se fôssemos ouví-los, fecharíamos o jornal e nos mudaríamos para outra cidade.

geralPB09

PREFEITOS/VISÃO LIMITADA
Gostei de ver o AFONSINHO PINHEIRO correndo daqui e dali e acolá, celular na mão, lutando, brigando, pelo seu evento no Parque de Exposições, o JÓQUEY CLUB, agora internacional. Grandes apoios. O moço, filho do Afonso e da Maria Amélia, é um exemplo de promotor de eventos, administrador e cabeça, além, muito além do sombrero. Um gigante no meio dos pigmeus. Enquanto isto, prefeitos lutam… lutam e priorizam a FOLHA DE PAGAMENTO, é brincadeira.

geralPB10

FAZENDO JUSTIÇA
No tocante ao atendimento nas agências bancárias de Bela Vista, uma ressalva, no BRADESCO, há uma funcionária que merece elogios, paciente para explicar e prestativa nos serviços, trata-se da jovem MIRELI, padrão de qualidade do banco fundado por Amador Aguiar (falecido), o homem lá de Pirajuí (SP), era de lá mesmo?

PREFEITOS NO ”PURGATÓRIO”
Muitos prefeitos estão no purgatório, nem no céu e nem no inferno, mas a partir de agora haverá diminuição do Fundo de Participação (FPM) e a grana será curta, muito curta. Os que obedeceram a Lei de Responsabilidade Fiscal, foram orientados por gente que entende de gestão, demitiram, reduziram as Secretarias, tudo bem, com orações e menos pecados (administrativos), não vão para o céu, mas permaneceram no purgatório…mas os ”outros” muitas chamas, muitas…

UMA JUSTA HOMENAGEM
GENTIL VARGAS DA ROSA(in memoria)
Tenho orgulho de dizer, eu conheci Gentil Vargas da Rosa, o ”seo” Gentil, proprietário de uma sorveteria (Bar) na esquina da rua Santo Afonso com a rua São Geraldo perto da prefeitura Municipal e da Igraja Santo Afonso. Mas não era apenas um BAR, seu proprietário não era apenas um comerciante, psicólogo e psicanalista, formado nos contatos com dezenas de pessoas, diariamente, pós graduação nas sessões de resgate da esperança, força para continuar lutando, acreditar que além da montanhas o sol se põe, mas a luz não termina, se transforma na Lua que também ilumina, talvez ainda mais, porque ilumina escuridão.
”Seo Gentil” era assim, anos e anos de maçonaria ajudaram a preparar a massa e foi mais fácil fabricar o tijolo e edificar a construção, a vida é assim, de vez em quando Deus nos envia espíritos de luz para colaborar no Seu objetivo de construir o homem, por isso é que tenho orgulho em dizer que o conheci. Nossos contatos eram quase que diários, o jornalista, proprietário de um semanário, passava todos os dias, para uma cachaçinha de raiz, a cerveja ou o picolé de groselha para os meninos. E muita conversa, mas muita mesmo, às vezes o visitava com o compadre Dr. Ely de Araújo Barbosa, hoje também no reino menos denso da eternidade, para saber das últimas.
Acompanhava a sua trajetória como jogador de pólo, respeitava o seu relacionamento com os militares, de cabo a generais, sempre o mesmo Gentil, nem mais nem menos, nunca o vi fazer uma grosseria, sempre abrindo caminhos, para falar do meu amigo, teria que escrever um livro, lembrando a palavra do Salmista, ”quando me invocar, eu o atenderei, na tribulação estarei com ele, hei de livra-lo e o cobrirei de glória. Será favorecido de longos dias e eu lhe mostrarei minha salvação (Salmos, 91,92)
Gentil foi em busca de novas ”paragens”, aos 94 anos.

geralPB11

PS. PROJETO DE LEI MUNICIPAL N. 1580, ALTERA A DENOMINAÇÃO DA RUA SÃO GERALDO PARA RUA GENTIL VARGAS DA ROSA, SEM COMENTÁRIOS, NÃO SE PODE EXPLICAR O PERFUME DA ROSA, O VÔO DO BEJA FLOR OU O SURGIMENTO DE ORQUÍDEAS NO PÂNTANO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.