18 de abril de 2024

Coronavírus já atinge metade dos municípios do Estado

Em uma semana doença atingiu mais nove cidades e agora já são 39 com casos confirmados

Daiany Albuquerque

Casos do novo coronavírus já chegaram a metade dos municípios de MS – Valdenir Rezende/Correio do Estado

O novo coronavírus tem avançado pelo interior de Mato Grosso do Sul e nesta segunda-feira (18) chegou a 39 municípios dos 79 do Estado. O que representa praticamente metade das cidades sul-mato-grossense. Até a manhã de hoje eram 613 casos confirmados da Covid-19.

Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), mostrou que a doença tem avançado pelo interior do Estado rapidamente nos últimos dias. No dia 11 de maio, na semana passada, eram 30 cidades e em sete dias pelo menos um caso da doença foi diagnosticado em mais nove.

Os 39 municípios com casos confirmados são: Campo Grande, Guia Lopes da Laguna, Três Lagoas, Dourados, Jardim, Bonito, Brasilândia, Sonora, Nova Andradina, Ribas do Rio Pardo, Chapadão do Sul, Corumbá, Coxim, Batayporã, Fátima do Sul, Ponta Porã, Ladário, Amambai, Paranaíba, Sidrolândia, Bataguassu, Bela Vista, Douradina, Mundo Novo, Naviraí, Vicentina, Alcinópolis, Camapuã, Deodápolis, Glória de Dourados, Jateí, Miranda, Paraíso das Águas, Paranhos, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste, Selvíria, Tacuru e Itaporã.

A cidade com a maior incidência de casos por 100 mil habitantes de Mato Grosso do Sul continua sendo Guia Lopes, com taxa de 1.061,1. No município são 105 casos confirmados em uma população de 9.895 — conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para 2019.

Brasilândia (126,3), Jardim (76,6), Três Lagoas (76,6) e Bonito (68,3) vem na sequência como as cinco cidades do Estado com mais casos de acordo com o tamanho da população.

Para o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, a situação da região sudoeste, principalmente de Guia Lopes, Jardim e Bonito, preocupa as autoridades de saúde, já que as três estão entre os cinco municípios com a maior incidência no Estado e todas são vizinhas. “É uma região que nos preocupa e que vamos ter atenção especial”, declarou no domingo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.