25 de abril de 2024

Crioulaço 2018

Nos dias 24, 25 e 26 de agosto, acontece no Parque de Exposições Laucídio Coelho em Campo Grande, a 5ª Etapa do  Circuito Morena de Laço Comprido, com apoio da Cabanha da Furna- Cavalo Crioulo, Real H, Sicredi e Tereré Laguna.

Em especial, no dia 24, às 17h, será realizado o Crioulaço, uma disputa do laço somente com a raça crioula, onde haverá premiação do 1º ao 3º lugar em dinheiro, além de uma cobertura de garanhão para os 3 primeiros colocados.

A cada ano que passa, Mato Grosso do Sul vem se tornando um polo de referência do cavalo crioulo no Centro-Oeste.

As provas de laço comprido tem sido um mercado importante da raça no nosso Estado, e o número de crioulos só vem aumentando nas provas de 2014 para cá. Hoje participam mais de 120 animais e tem havido um crescimento muito grande em nossa região, especialmente em áreas de grande extensão no Pantanal.

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC) vem fomentando cada vez mais a criação destes animais, aumentando assim sua participação no trabalho a campo das propriedades de pecuária extensiva.

Dados da associação indicam que no final de 2017, o plantel da raça em nosso estado era de 1,92 mil animais.

Dentre as qualidades do crioulo, encontram-se características como o bom temperamento, rusticidade e fácil domabilidade para o trabalho do dia.

O crescimento da raça tem aumentado 10% por ano no Mato Grosso do Sul e vale destacar, que a associação tem sido muito bem recebida pelos investimentos que criadores tem feito com eles, em genética de reprodutores campeões da Expointer e também com boa performance no Freio de Ouro.

Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre estes animais e participar deste evento, está chegando a hora.

 

Anna Laura Gabinio

Jornalista, Cerimonialista e Produtora de Eventos

eventosannagabinio@gmail.com

@annagabinioeventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.