19 de abril de 2024

Escolas em Bela Vista são alvos de denúncias do Ministério Público

A escola municipal Enir Monteiro Nunes Rondão, que abriga cerca de 90 crianças do assentamento Caracol, parece uma casa de fazenda abandonada. O calor das salas de aula é amenizado com um ventilador. As carteiras estão soltando farpas. O banheiro está longe de ter condições adequadas de higiene. Além das rachaduras, a parede esfarela com um simples toque.

MP-MS fez vistoria e encontrou, além de problemas na estrutura, irregularidades na alimentação dos alunos. Sacos de leite têm data de validade que não existe no calendário: 29 de fevereiro de 2018.


Por Alex Mendes e Martim Andrada, TV Morena

Ministério Público de MS constata irregularidades em escolas de Bela Vista, MS

Ministério Público de MS constata irregularidades em escolas de Bela Vista, MS

Pelo menos duas escolas de Bela Vista, município que fica na região sudoeste de Mato Grosso do Sul, tiveram irregularidades constatadas durante vistoria do Ministério Público estadual (MP-MS) na semana passada. Goteiras no refeitório e paredes esfarelando são algumas delas. (assista ao vídeo acima)

Sobre os problemas das escolas, o prefeito de Bela Vista, Reinaldo Miranda Benites, culpou as gestões anteriores e afirmou à TV Morenaque está fazendo de tudo para reformar as escolas.

A escola municipal Enir Monteiro Nunes Rondão, que abriga cerca de 90 crianças do assentamento Caracol, parece uma casa de fazenda abandonada. O calor das salas de aula é amenizado com um ventilador. As carteiras estão soltando farpas. O banheiro está longe de ter condições adequadas de higiene. Além das rachaduras, a parede esfarela com um simples toque.

Também foram encontradas irregularidades na alimentação. Sacos de leite têm a data de validade que não existe no calendário: 29 de fevereiro de 2018.

Em escola de Bela Vista (MS), sacos de leite têm a data de validade que não existe no calendário: 29 de fevereiro de 2018 (Foto: MP-MS/Divulgação)Em escola de Bela Vista (MS), sacos de leite têm a data de validade que não existe no calendário: 29 de fevereiro de 2018 (Foto: MP-MS/Divulgação)

Em escola de Bela Vista (MS), sacos de leite têm a data de validade que não existe no calendário: 29 de fevereiro de 2018 (Foto: MP-MS/Divulgação)

Outra escola, que fica no assentamento Santa Marina e tem 118 alunos, está com goteiras no refeitório.

O promotor de Justiça de Bela Vista William Marra pediu uma vistoria da Vigilância Sanitária e do Corpo de Bombeiros. Também recomendou que a prefeitura suspenda as aulas até a reforma das escolas.

“O que mais chamou a atenção foi a questão estrutural das escolas porque, tendo em vista que o teto tem rachaduras, em condições desumanas para as crianças, pode colocar em risco, inclusive, a vida dessas crianças caso o prédio acabe desabando”, afirmou.

Sala de aula de escola vistoriada pelo MP-MS em Bela Vista (Foto: MP-MS/Divulgação)Sala de aula de escola vistoriada pelo MP-MS em Bela Vista (Foto: MP-MS/Divulgação)

Sala de aula de escola vistoriada pelo MP-MS em Bela Vista (Foto: MP-MS/Divulgação)

Além disso, Marra vai abrir um inquérito civil para vistoriar todos os prédios educacionais do município.

“O objetivo principal dele será apurar as irregularidades nos prédios municipais de Bela Vista no tocante à parte estrutural das escolas, tendo em vista que, não somente essas duas escolas, várias do município estão em condições inadequadas para as aulas corriqueiras normalmente para as crianças”, destacou o promotor.

Transporte irregular

Marra disse ainda que foi apreendido um ônibus que não foi aprovado pela vistoria do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e, mesmo assim, estava sendo utilizado pela prefeitura para levar as crianças para escola. “Já tem um procedimento investigatório e medidas serão tomadas dentro dele. Outros ônibus poderão também ser apreendidos.”

Parede em escola vistoriada pelo MP-MS em Bela Vista (Foto: MP-MS/Divulgação)Parede em escola vistoriada pelo MP-MS em Bela Vista (Foto: MP-MS/Divulgação)

Parede em escola vistoriada pelo MP-MS em Bela Vista (Foto: MP-MS/Divulgação)

Banheiro em escola vistoriada pelo MP-MS em Bela Vista (Foto: MP-MS/Divulgação)Banheiro em escola vistoriada pelo MP-MS em Bela Vista (Foto: MP-MS/Divulgação)

Banheiro em escola vistoriada pelo MP-MS em Bela Vista (Foto: MP-MS/Divulgação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.