28 de março de 2024

Frio provoca sensação térmica de -4ºC com geada em 12 cidades do Estado

As temperaturas só começam a subir a partir de quarta-feira (26) com previsão de tempo firme com céu parcialmente nublado
Por Viviane Oliveira e Helio de Freitas

A massa de ar polar que atua em Mato Grosso do Sul  provocou formação de geada e muito frio na madrugada deste sábado (22) em pelo menos 12 cidades do Estado. A menor temperatura foi registrada em Rio Brilhante, a 163 km de Campo Grande, com 0,9 grau, segundo o Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste. em Iguatemi, distante 466 quilômetros de Campo Grande, os termômetros marcaram 1,8ºC com sensação térmica de -4ºC.

Em Amambai, a sensação térmica também foi de -4ºC com temperatura mínima de 1,9ºC. Em Aral Moreira, onde a geada se formou pelo segundo dia consecutivo, os moradores sentiram frio de 2,8ºC com sensação de -3ºC. Segundo o meteorologista da Uniderp/Anhanguera, Natálio Abrahão, também geou em Caarapó com mínima de 3,5ºC, em Fátima do Sul ( 2,3ºC), em Jardim (2,8ºC) e Itaquiraí (5,4ºC). Em Ponta Porã, a mínima foi 3,1ºC, com formação de geada.

Em Dourados, os termômetros marcaram 3.1ºC às 2h40, com condições favoráveis para geada de intensidade moderada. Em Rio brilhante, a mínima foi de 0.9ºC  às 4h56, com condições favoráveis para geada de intensidade forte. Já em Ivinhema, a mínima foi de 4.7ºC à 1h49. Os dados são do Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste, que mantém estações nessas três cidades.

Em Dourados, os termômetros marcavam a mínima de 6ºC nesta manhã (Foto: Helio de Freitas)
Campo Grande também amanheceu fria com os termômetros marcando 6ºC, mas com sensação térmica de 4ºC. Conforme o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima de Mato Grosso do Sul), as áreas de instabilidades reduzem a partir deste sábado (22) com intensificação da massa de ar polar em Mato Grosso do Sul. A possibilidade de geada nos municípios do sul do Estado(Dourados, Bela Vista, Bodoquena, Guia Lopes da Laguna, Nioaque, Rio Brilhante) continua.

CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.