29 de março de 2024

Justiça Eleitoral diploma hoje quatro vereadores após cassação de três

Leonardo Rocha

O juiz Paulo Henrique Pereira, da 54ª Zona Eleitoral, irá diplomar os novos vereadores, que assumem as vagas de Thais Helena (PT), Paulo Pedra (PDT) e Delei Pinheiro (PSD), que foram cassados em função de compra de votos na eleição de 2012. Eles chegaram a recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas este julgou improcedente as ações impetradas pelos parlamentares.

Esta decisão foi publicada no Diário Oficial do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de MS), mas não foram confirmados os nomes que vão substituir os respectivos vereadores na Câmara Municipal de Campo Grande. Também foi julgado improcedente de Alceu Bueno (PSL), que inclusive renunciou ao cargo por ser réu em processo de exploração sexual.

A diplomação será realizada hoje (14), a partir das 13h, no Auditório do Fórum Eleitoral, que fica no Parque dos Poderes, em Campo Grande. Os vereadores cassados prometeram recorrer da decisão. Thais Helena ainda explicou que vai entrar com o “embargo de declaração”, com a intenção de conseguir um efeito suspensivo e continuar no cargo.

A assessoria do TRE-MS informou que com a recontagem dos votos, Marcos Alex (PT), José Chadid (sem partido), Francisco Saci (PRTB) e Eduardo Cury (Pt do B), irão receber o diploma de vereadores eleitos, em função das vagas dos quatro parlamentares cassados.

Entretanto como os quatro já estão na função parlamentar, quem deve ficar com as vagas de suplente é Roberto Durães (PT) e Lívio Viana (PSDB), que também serão diplomados.

No entanto, oficialmente, a Justiça Eleitoral não informou quem são os vereadores que serão diplomados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.