29 de abril de 2024

Lula derrota Bolsonaro e é eleito presidente do Brasil

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, foi eleito novo presidente do Brasil, derrotando o atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), na disputa do segundo turno, neste domingo.

Com 98,50%  das urnas apuradas, o petista foi matematicamente eleito com 50,81% dos votos válidos, contra 49,19% de Bolsonaro.

Disputa foi voto a voto do início ao fim. Petista conquista à presidência por diferença de 1,5 milhão de votos e assume, em janeiro de 2023, seu terceiro mandato, após 12 anos.

Os dois entraram para história política do país: Lula como o único a chefiar o país com três mandatos, e Bolsonaro, como o único a não obter a reeleição depois do Brasil redemocratizado.

Lula manteve a vantagem que obteve no primeiro turno, quando obteve 48,43% dos votos válidos, e Bolsonaro teve 43,20%.

Lula acompanhou a apuração dos votos, em casa, e irá para o Hotel Intercontinental, onde concederá uma entrevista coletiva ainda nesta noite.

O Hotel é o mesmo onde Lula fez sua coletiva após vencer as eleições presidenciais pela primeira vez na vida, em 2002.

Biografia

Luiz Inácio Lula da Silva nasceu em 27 de outubro de 1945 na cidade de Garanhuns, interior de Pernambuco. Casado com Marisa Letícia, desde 1974, tem cinco filhos.

Em dezembro de 1952, a família de Lula migrou para o litoral paulista. Em 1956, a família mudou-se para São Paulo.

Aos 12 anos de idade, Lula conseguiu seu primeiro emprego numa tinturaria. Também foi engraxate e office-boy.

Com 14 anos, começou a trabalhar nos Armazéns Gerais Columbia, onde teve a Carteira de Trabalho assinada pela primeira vez.

Lula transferiu-se depois para a Fábrica de Parafusos Marte e obteve uma vaga no curso de torneiro mecânico do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial. O curso durou 3 anos e Lula tornou-se metalúrgico.

Passou por várias fábricas, até ingressar nas Indústrias Villares, uma das principais metalúrgicas do país, localizada em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Trabalhando na Villares, Lula começou a ter contato com o movimento sindical, sendo eleito presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Diadema em 1975.

Em 10 de fevereiro de 1980, Lula fundou o PT, juntamente com outros sindicalistas, intelectuais, políticos e representantes de movimentos sociais, como lideranças rurais e religiosas.

Em agosto de 83, participou da fundação da CUT – Central Única dos Trabalhadores. Em 1986, foi eleito o deputado federal mais votado do país, para a Assembléia Constituinte.

O PT lançou Lula para disputar a Presidência da República em 1989. Perdeu a disputa, no segundo turno, por pequena diferença de votos.

Em 1994 e 1998, Lula voltou a se candidatar a presidente da República e foi derrotado por Fernando Henrique Cardoso.

Em 27 de outubro de 2002, aos 57 anos de idade, Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito Presidente da República Federativa do Brasil, tendo José Alencar como vice.

No dia 29 de outubro de 2006, foi reeleito presidente da República com mais de 58 milhões de votos.

Deixou a presidência em 1º de janeiro de 2011, sendo sucedido por Dilma Roussef.

* Com informações do Planalto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.