O projeto irá beneficiar 120 alunos do 4º e 5º ano da Escola Municipal Jarbas Passarinho e foi apresentado ao público na última quinta-feira (17). Por meio da ação, os estudantes podem trocar itens que seriam descartados em casa, como garrafas pet e recipientes plásticos, por moedas sociais chamadas “verdinhos” e, com elas, podem adquirir hortaliças e frutas oriundas da agricultura familiar na feira da cidade.
Segundo o prefeito, Renaldo Miranda, essa é a primeira vez que Bela Vista recebe uma ação como essa. O líder do executivo também ressaltou a relevância do trabalho para o município. “É um projeto sensacional, de grande importância para o nosso futuro. É mais um avanço de Bela Vista em parceria com o Sebrae, e que tem contado com o envolvimento e empenho de todas as nossas secretarias”, destacou o prefeito.
De acordo com o analista-técnico do Sebrae/MS, Alex Schimdt, mais do que promover a educação ambiental, o Recicla Verdinho também tem um papel importante no fortalecimento da agricultura familiar. “Com essa ação, garantimos mais renda para o pequeno produtor, pois o valor do verdinho utilizado pela criança para a compra é repassado a ele. Dessa forma, estimulamos o aumento da produção e a permanência das famílias no campo”, ressaltou o analista.
A agente de desenvolvimento que atua na Prefeitura de Bela Vista, Adrieli Miranda, pontua que o projeto também tem um papel importante na formação dos estudantes.”Além de promover a consciência ambiental, o Recicla Verdinho também traz conhecimento e experiências em outras áreas como educação financeira, educação alimentar, saúde e desenvolvimento dos pequenos negócios rurais”, pontuou.
No projeto Recicla Verdinho, cada estudante terá a oportunidade de trocar dez itens de reciclagem por um “verdinho”, uma moeda social utilizada para adquirir produtos da agricultura familiar nas feiras locais. A empresa Ciarama repassará integralmente o valor dos produtos adquiridos pelas crianças aos produtores, promovendo o fortalecimento da economia local e incentivando a agricultura familiar. A participação de pequenos produtores cadastrados no projeto garantirá uma variedade de produtos frescos e saudáveis para a troca.
Com o lançamento do projeto Recicla Verdinho em Bela Vista, o município se une a outras cidades do programa Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul, fortalecendo o compromisso com a conscientização ambiental, o desenvolvimento econômico local e uma educação de qualidade. Essa iniciativa também é realizada em Rio Brilhante, Maracaju, Costa Rica, Nova Andradina, Dourados, Amambai, Rio Verde de Mato Grosso, Inocência, Paraíso das Águas e Nova Alvorada do Sul.
Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.