28 de março de 2024

Prefeitura de Porto Murtinho continua fazendo barreiras sanitárias no acesso ao município

A Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, por meio do Decreto N° 11.883 de 24 de março de 2020, criou a Barreira Sanitária, no combate ao COVID-19.

Composta por representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Defesa Civil e Segurança Patrimonial, Educação, Infraestrutura, Assistência Social e Turismo com a participação do Exército no período noturno.

Está localizada a 35 km da entrada da cidade, e possui cunho educativo e de monitoramento, focada em trabalhar a promoção e prevenção em saúde, informando e orientando a todos que chegam na cidade, sobre a importância do cumprimento da quarentena, seja ela de 7 dias, para as pessoas assintomáticas, ou 14 dias para aqueles com algum sintoma, principalmente sintomas gripais.

Os profissionais da saúde fazem uma triagem, com dados pessoais, telefone de contato, uma breve anamnese (avaliação da saúde), além da aferição da temperatura através de termômetro infravermelho devidamente calibrado.

Esses dados são repassados ao monitoramento, que diariamente entra em contato com todas as pessoas sintomáticas, acompanhando o quadro clínico delas e reforçando as orientações por elas já recebidas quando passaram pela barreira, durante 14 dias.

O monitoramento é uma estratégia de contenção e uma medida de antecipação a crises. Através do monitoramento acompanhamos individualmente cada caso, e quando existe uma piora clínica podemos agir de maneira mais assertiva e programada.

Estando ativa há 49 dias, já registrou a entrada de 19.120 pessoas. Destas, 142 pessoas possuíam sintomas respiratórios e estão sendo monitoradas ou concluíram o monitoramento.

Para otimizarmos ainda mais os serviços prestados na Barreira Sanitária é necessário que a população se conscientize de que as orientações fornecidas devem ser seguidas, preservando a sua vida e de sua família!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.