29 de março de 2024

Qual o ultrassom mais importante na gravidez?

Se eu pudesse  fazer apenas um exame de ultrassom durante toda a gravidez, qual seria o mais importante?Talvez esse dilema não seja a realidade para a maioria dos leitores, mas é com certeza  a realidade da grande maioria das gestantes do país.Cada exame tem sua importância e possibilita obter informações valiosas a cada estágio do desenvolvimento do bebê.Mas tem um exame que reúne um volume de informações seguras para o ultrassonografista e para o obstetra. O ultrassom Morfológico do primeiro trimestre, também conhecido como Exame de translucência nucal.O exame morfológico do primeiro trimestre é realizado no período entre 11 semanas a 13 semanas e 6 dias e possibilita um exame minucioso do bebê que vai muito além da medida da translucência nucal isolada. Porque esse exame é tão importante?

  • É feito num momento da gestação em que o cálculo da idade gestacional e a data provável do parto, tem uma margem muito pequena para erros.
  • Nos casos de gestações gemelares, é possível determinar se é uma placenta única ou se são placentas diferentes. Essa informação é determinante na maneira de conduzir o pré-natal.
  • Nessa fase é possível determinar cerca de 60% das anomalias estruturais importantes para o bem estar fetal.
  • Além da translucência nucal, é possível avaliar a presença do Osso Nasal, do fluxo sanguíneo no ducto venoso, o Refluxo na válvula  Tricúspide e outros marcadores estruturais das síndromes genéticas. 
  • Por meio da história clínica, exames bioquímicos, exame físico materno, avaliação do Doppler das artérias uterinas e o cruzamento dessas informações em software licenciado, é possível indentificar 90% das gestantes que terão Pré-eclâmpsia precoce. O tratamento preventivo da pré-eclâmpsia em tempo hábil, reduzirá o risco dessa doença pela metade.
  • Permite selecionar as gestantes com história de Parto Prematuro e iniciar o tratamento, o seguimento ultrassonográfico e clínico adequados. A prevenção do Parto Prematuro reduz a principal causa de mortalidade Neonatal.
  • Permite identificar a grande parte dos bebês que apresentarão Doenças do coração.

Gestante, ao consultar pela primeira vez, lembre-se de solicitar ao seu obstetra um exame morfológico de primeiro trimestre e procure um profissional experiente.

Dê voz a quem ainda não consegue se expressar sozinho e aumente as chances de se ter um bebê saudável. Prevenir é a melhor maneira de se ter saúde.

Caroline Anderson Marra

Ultrassonografista em Ginecologia e Obstetrícia e Medicina fetal. 

Clínica Ella: Rua Barão do Melgaço, 1.393. Telefone: (67) 3439-2326.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.