29 de março de 2024

TV resgata batalhas da Guerra do Paraguai para contar história de MS

TV resgata batalhas da Guerra do Paraguai para contar história de MS

Equipes da TV MS Record estão em campo resgatando histórias sobre a Guerra do Paraguai. O material vai resultar nas reportagens que celebrarão os 42 anos de Mato Grosso do Sul, a serem completados em 11 de Outubro. Nesta mesma data, as matérias vão ao ar no Programa Especial MS 42 anos, dentro do Balanço Geral MS e Cidade Alerta MS.

O foco das equipes é o Sudoeste de MS e o surgimento de cidades como Jardim , Guia Lopes, Bela Vista , Antônio João a partir da Guerra do Paraguai. “Uma forma de honrar o passado dos nossos heróis e dos que lutaram por defender o território brasileiro no final século 19 e contribuiram para o povoamento de MS”, comenta a jornalista Ellen Genaro, diretora de projetos especiais da TV MS Record.

A própria Ellen Genaro está em campo. Neste mês, ela e equipe deixaram Campo Grande rumo a Jardim. Militares da 4ª Companhia de Engenharia de Combate Mecanizada, Companhia Tenente-Coronel Juvêncio, apoiaram a equipe em gravações na Mata do Cambaracê, na antiga sede da Fazenda Jardim, no Cemitério dos Heróis e no Museu da CER-3 (Comissão de Estradas de Rodagem n° 3).

O 1º Ten Henrique, Historiador, o 2º Sgt Eduardo Henrique, Geógrafo, o Cel R1 Fernando, antigo Cmt Cia, e o Cap R1 Mattos, estudioso da Guerra da Tríplice Aliança, fizeram a narrativa dos acontecimentos da Epopeia da Retirada da Laguna.

A equipe de Dourados, com a repórter Míriam Névola, fez outro trajeto dos soldados da Guerra nos municípios de Antônio João e Bela Vista. Os profissionais estiveram acompanhados pelo 10 Regimento de Cavalaria Mecanizada.

A equipe que trabalha no projeto especial dos 42 anos de MS conta ainda com a produtora Aline Barreto e com os cinegrafistas Maurício Souza, Rubens dos Anjos e Adalberto Domingos.

Serviço: O Balanço Geral MS vai ao ar a partir das 10h50 e o Cidade Alerta MS às 16h55, ambos pela TV MS Record, canal 11.1.

Fonte: Diariodigital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.