29 de maio de 2024

5° Seminário da Guavira vai discutir o resgate cultural e a bioeconomia; inscrições estão abertas

Seminário acontece nos dias 1 e 2 de dezembro de 2022 / Foto: Arquivo/Assessoria

 

A Guavira é um fruto de enorme relevância cultural para o Mato Grosso do Sul e que tem sido oportunidade de geração de renda para centenas de família, para ressaltar a importância do cultivo desse fruto e tratar aspectos como o desenvolvimento sustentável que a Assembleia Legislativa de MS em parceria com UFMS, UFGD, Uems, Agraer e Fiocruz realiza o 5º Seminário Estadual da Guavira nos dias 1 e 2 de dezembro.

Desde 2017 a guavira foi reconhecida como fruto símbolo do Estado, após a Lei nº 5.082 de autoria do deputado estadual Renato Câmara e desde então o seminário tem acontecido anualmente para discutir e apresentar novas alternativas para o desenvolvimento econômico da produção do fruto. Neste ano, o tema será “Resgate cultural e bioeconomia”.

“A Lei tem como objetivo incentivar a pesquisa, a propagação e manutenção dos guavirais e, principalmente, aumentar a renda dos produtores. O Seminário é uma forma eficaz de discutirmos temas pertinentes e que auxiliam no desenvolvimento dessa cultura, por isso é importante a participação de todos, seja presencialmente ou através das transmissões digitais”, afirma o deputado.

A abertura do 5º Seminário Estadual da Guavira acontece no dia 1 de dezembro, às 8h, no Complexo Multiuso da Cidade Universitária, na UFMS, em Campo Grande, com o painel sobre o tema central do evento.

Às 13h30, será realizado outro painel sobre Produtos e consumo sustentáveis, além de atividades extras como Brota Guavira – exposição de trabalhos científicos, culturais, fotos e de extensão e a Feira de Produtos Nativos, que acontecem paralelamente durante todo o dia.

Já no dia 2 de dezembro o evento tem início com a visita técnica ao Centro de Pesquisa e Capacitação (Cepaer) da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), onde os participantes poderão conferir de perto o cultivo de guavira.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScidREQiEkYgxLdj6SqyrhO9gaTrVXm4Jsf0T7jYSaRl9P5Hg/viewform .  

Assessoria de Comunicação e Imprensa – Renato Câmara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.