29 de abril de 2024

CAPITAL – Uso de máscara vai contar com bom senso e fica restrito aos sintomas gripais

Também houve a orientação de uso e disponibilização de álcool em gel nas escolas

Por Lucia Morel 

O uso de máscaras nas escolas municipais, que foi orientado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), vai contar com o bom senso dos professores e demais funcionários nos casos em que eles apresentem sintomas gripais.

Maria Lúcia Fátima de Oliveira, diretora de uma escola municipal e presidente do Condaem (Conselho de Diretores e Diretores Adjuntos das Escolas Municipais e Diretores de Emeis de Campo Grande), explica que há a orientação e não há como o uso ser obrigatório, já que o momento não é de emergência em saúde.

“Esse é o protocolo que a Semed já adotava, desde a pandemia. Sempre houve a orientação para usar máscaras quando houvesse sintomas”, disse a diretora, lembrando que esse aviso, inclusive, sempre foi também encaminhado aos pais e ao restante da comunidade escolar. “Independente desse momento, essa orientação que nos foi passada é a mesma desde a covid”, comentou.

Em reunião on-line ontem de manhã, o secretário de Saúde, Sandro Benites, e o de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, se reuniram com representantes das escolas e passaram a orientação do uso do item. Os casos de problemas respiratórios entre as crianças aumentou muito nas últimas semanas e essa é uma das medidas de prevenção adotadas.

A diretora ressalta que apesar de todos os anos haver aumento expressivo de problemas respiratórios entre as crianças, este ano parece estar pior ela avalia, que pode ter relação com a negação das vacinas e as baixas taxas de imunização. “O frio ainda não começou e a vacina da gripe já foi disponibilizada. É muito importante se vacinar e evitar o agravamento dos problemas respiratórios”.

Em nota, a Semed (Secretaria Municipal de Educação) informou que além da recomendação de uso de máscaras, também houve a orientação de uso e disponibilização de álcool em gel nas escolas, “bem como todos os cuidados para conter o contágio de doenças respiratórias entre alunos”. – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.