23 de abril de 2024

Chuva volta e moradores se mantém em alerta para deixar casas se rio subir

Caroline Maldonado

Chuvas constantes, desde sábado (30), fizeram com que 12 pessoas deixassem suas casas, em Bela Vista, a 322 quilômetros de Campo Grande. Elas fazem parte de duas famílias que moram próximo ao Rio Apa e foram para residências de parentes ou amigos ontem (2). Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, hoje as famílias estão retornando para suas moradias, já que o rio começou a baixar. No entanto, é possível que a situação volte a se agravar com chuvas previstas para os próximos dias.

Conforme a Defesa Civil Estadual, outros moradores também foram afetados pelo alagamento, mas preferiram não sair de casa. Segundo o prefeito da cidade, Douglas Gomes (PP), ontem choveu bastante no município, mas hoje o nível do rio começou a baixar.

“Foi um susto, porque a água chegou muito perto das casas. As famílias se mobilizaram para sair, mas para algumas não houve necessidade de retirada, porque o nível do rio está baixando”, comentou. Além da Defesa Civil, a Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Obras fazem o monitoramento da situação e auxiliam as famílias.

Ontem a tarde, as secretarias de saúde, Patrícia Dagostin; secretaria de assistência social, Pamela Pirese o secretário de obras, Osmar Vieira estiveram as margens do Rio Apa, junto a coordenadora da Defesa Civil Municipal, Maria Alice Aranda, para oferecer auxílio as famílias.

No fim do ano passado, moradores da mesma região tiveram que deixar as casas, em função a cheia no rio. Na ocasião, 25 famílias ficaram desabrigadas. A maioria foi para residências de familiares e amigos, além de Centros Comunitários, como o da Baixada Corintiana e Rosane Collor, e o Ginásio de Esporte Túlio Loureiro. Em dezembro, Bela Vista registrou 7,5 milímetros de chuvas, além dos 180,5 mm da média histórica.

Previsão – O céu deve permanecer parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas na tarde de hoje, em Bela Vista. A temperatura deve ficar entre 20°C e 32°C. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), para amanhã a previsão é de céu encoberto com chuvisco o dia interiro e o temposegue assim até sábado (6), porém com temperaturas elevadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.