19 de maio de 2022

Confira as novas regras: MS desobriga uso de máscara em locais fechados

Medida foi anunciada no fim da tarde desta quarta-feira pelo Prosseguir

Gabriel Maymone 

O governo de Mato Grosso do Sul decidiu nesta quarta-feira (9) pela desobrigação do uso de máscaras em locais fechados em todo o Mato Grosso do Sul a partir de quinta-feira (10). O anúncio foi feito pelo Prosseguir.

“Analisamos dados técnicos com critérios e a liberação vai ser publicada a partir de amanhã”, disse o presidente do comitê, Eduardo Riedel.

Ao lado do titular da SES (Secretaria de Estado de Saúde), Geraldo Resende, pontuou que “essa decisão foi tomada diante do quadro da covid em MS, decréscimo substancial nos últimos dias, número de óbitos e de internações caíram também”.

O secretário de governo, Eduardo Rocha, concluiu: “Amanhã de manhã, a Secretaria de Governo publica decreto liberando o uso de máscaras e recomendando em casos necessários”.

Conforme adiantado pelo Jornal Midiamax, o Governo do Estado já estava desde o começo da semana elaborando um documento com recomendações a serem encaminhadas ao Comitê do Prosseguir (Programa de Segurança da Economia e da Saúde), entre elas a flexibilização do uso de máscaras, agora em locais fechados.

Dessa forma, MS é o 1º estado do país a liberar as máscaras até em locais fechados. Até o momento, apenas as capitais Belo Horizonte, Cuiabá, São Luís, Boa Vista, Manaus, bem como o Distrito Federal já dispensam a obrigação do acessório em ambientes abertos. Somente o município do Rio de Janeiro já desobrigou o uso do protetor facial em locais fechados.

O Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, conversou com a equipe de reportagem do Midiamax e adiantou que não existe mais a obrigatoriedade de usar máscaras, inclusive em escolas e transporte coletivo, mas ressaltou que cada município vai ter autonomia para tomar as suas próprias decisões.

“Liberamos em todos os locais, mas cada município vai decidir o que achar melhor e quais as regras estabelecerão. Ainda recomendamos, não exigimos, mas pedimos para os idosos e pessoas com comorbidades que continuem usando máscaras”, adiantou Geraldo.

MS caminha para endemia

Mato Grosso do Sul atingiu mais de 90% da meta vacinável na última semana de fevereiro deste ano e caminha para tratar a Covid-19 como uma doença endêmica, algo que inclusive já é discutido em outros estados brasileiros e países do exterior. Atualmente, o novo coronavírus é considerado uma pandemia, quando a doença é encontrada em mais de um continente, com transmissão comunitária. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *