28 de março de 2024

CONFIRA O RANKING: 5 cidades concentram mais de 50% dos votos em Mato Grosso do Sul

Lista completa revela que só mais 14 colégios eleitorais atingem mais de 1% do eleitorado em MS

Campo Grande concentra mais de 31% de todo eleitorado do Estado (Arquivo/Midiamax)

Com 79 municípios, Mato Grosso do Sul tem cinco cidades que concentram mais da metade dos votos de todo o Estado, segundo os dados divulgados na última quarta-feira (1) pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). São elas Campo Grande, Dourados, Ponta Porã, Três Lagoas e Corumbá.

O maior colégio eleitoral do Estado, imbatível, é a capital Campo Grande, que concentra 31,49% dos votos. Em seguida, vem a segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul, Dourados, que representa 8,32% do eleitorado sul mato-grossense.

Ainda segundo os dados do TSE, mais municípios do interior têm conseguido um maior peso no pleito desde as eleições de 2010, que reelegeram o ex-governador André Puccinelli (MDB). Na época, excluindo as cinco que representam metade do eleitorado, dez cidades do interior tinham mais de 1% dos votos de todos os sul mato-grossenses.

Atualmente, outros quatorze municípios têm peso maior que 1% no eleitorado do Estado: Amambai, Aquidauana, Caarapó, Costa Rica, Coxim, Maracaju, Miranda, Ivinhema, Naviraí, Nova Andradina, Paranaíba, Sidrolândia, Rio Brilhante e São Gabriel do Oeste.

Essas quatorze cidades, sozinhas, representam quase outros um quinto dos votos de todo o Estado, 19,48%. Nas últimas eleições para governador, o número de cidades com mais de 1% de representação de votos foi de onze cidades, além de Dourados, Corumbá, Ponta Porã e Três Lagoas.

Ao todo, mais de 1,87 milhão de pessoas comparecerão às urnas em todo Estado durante o pleito de outubro. O número de eleitores cresce a cada ano, enquanto que a porcentagem de faltosos e pessoas com risco de perder o título aumenta ao mesmo tempo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.