26 de abril de 2024

EMPREENDEDORISMO FEMININO

O empreendedorismo feminino vem tomando destaque nos últimos anos, devido a um elevado número de mulheres que estão abrindo os seus próprios negócios. Este percentual vem crescendo consideravelmente em comparação a tempos anteriores.

Segundo estatísticas do Sebrae/MS, de 2010 a 2015, a abertura de empresas realizadas por elas foi de 50%, ou seja, metade dos empresários que iniciaram suas atividades dentro deste período foram do sexo feminino.

As mulheres expandiram no mundo empreendedor, para obterem mais autonomia na profissão, além de flexibilidades, facilidades no dia a dia e por possuírem aptidões em determinadas tarefas escolhidas para comandar.

Muitas são as jovens mães que estão dentro desta estatística. Elas passaram a buscar uma forma de trabalhar, podendo adaptar a profissão com a criação e educação dos filhos.

Algo que veio para facilitar muito esta história de querer empreender, já que também existe a necessidade de estar presente na vida das crianças, é sem dúvida a tecnologia.

Hoje, com a internet, as redes sociais e ferramentas tecnológicas, qualquer profissional consegue mais agilidade e facilidade para pesquisar sobre o seu mercado, os seus interesses, além da comunicação com os clientes e possíveis consumidores dos seus produtos e serviços.

E nesta matéria, o destaque não é apenas contar sobre o crescimento feminino, mas principalmente sobre mães empreendedoras, que buscaram através desta alternativa, garantir mais tempo aos filhos, mesmo existindo uma vasta demanda de trabalho. Assim, elas se organizam quanto aos seus horários e como exercer as suas atividades, sem a rigorosidade que teriam batendo ponto.

Um exemplo disto é a decoradora bela-vistense Leiza Ramos, que além de atuar nesta área, também trabalha com a fabricação de móveis.

Com faculdade de design de interiores e cursos de decoração e mershandising visual, Leiza estudou fora e trouxe para a cidade seus conhecimentos, podendo assim agregar neste setor. Ela atende não apenas Bela Vista como outras regiões do Estado.

Mãe de Hanna de 8 anos e Lunna de 7, a empresária consegue conciliar a rotina de trabalho com a atenção às suas filhas, que sempre serão prioridade para ela. Isto acontece através de um planejamento organizado. Elas precisam da presença materna para as suas atividades escolares e sem dúvida, também merecem tempo para os passeios e dias de folga.

A decoradora acredita, que todo trabalho deve estar em desenvolvimento contínuo e levando em consideração este fator, ela tem como objetivo o aperfeiçoamento sempre que possível.

“É importante me atualizar com frequência, para que desta forma, eu alcance conhecimentos constantes para um trabalho com excelência, além de atuar com as tendências do mercado, e que no fim, seja aprovado e aplaudido pelos meus clientes”, comenta Leiza.

E ainda acrescenta: “Trabalho naquilo que gosto, e conseguindo harmonizar minha carreira com a família, pretendo expandir cada vez mais”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.