18 de abril de 2024

Governo decreta situação de emergência em quatro municípios arrasados pela chuva

Amambai, Coronel Sapucaia, Iguatemi e Tacuru enfrentam dificuldades, principalmente na área rural

Segundo o decreto publicado em Diário Oficial, desde a segunda quinzena de setembro, as fortes chuvas têm atingido as cidades, causando danos na área urbana e rural, com prejuízos que vão além da capacidade de resposta dos órgãos municipais. No decreto, o Governo argumenta que os municípios têm o setor agrícola coo base da economia e que a área rural foi a mais atingida pelas chuvas.

“Atividade que enfrenta graves impedimentos quanto ao seu regular exercício, principalmente os referentes aos procedimentos básicos, quais sejam, trato com a terra, escoamento de safra, comercialização do leite, abate de bovinos, entre outros”.

O governo declarou situação de emergência por 180 dias e autorizou a mobilização dos órgãos estaduais para atuarem com ações de resposta ao desastre e reconstrução das cidades, sob a coordenação do Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil). As autoridades foram autorizadas a entrar nas casas para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação e usar de propriedade particular, no caso de iminente perigo público, assegurada ao proprietário indenização se houver dano.

Na semana passada, o tenente-coronel Fábio Catarineli, coordenador da Cedec, informou que as cidades já haviam decretado situação de emergência em decreto municipal. “O estado está atento às necessidades dos municípios e quando solicitam, fazemos a distribuição de kits de ajuda humanitária, colchões, cestas básicas, medicamentos, lonas, além da oferta de outros serviços, como a Agência Estadual de Gestão e Empreendimentos (Agesul), que trabalha no restabelecimento de estradas rurais e outras ações. ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.