25 de abril de 2024

Hoje o 10 RC Mec homenageia os 200 anos de Pedro Rufino e o dia do Exercito

Em Bela Vista o Comandante do 10 RC Mec, Tenente Coronel Claudio Carneiro Mardine, estará realizando nesta segunda-feira dia 18 de Abril, no RAJ – Regimento Antonio João, uma Retreta Musical com a Banda de Musica. O evento terá inicio às 18h30min em homenagem aos 200 anos de nascimento do Comandante Pedro Rufino, e o dia do Exercito Brasileiro, as atividades comemorativas são abertas a toda população.

Programação:

Segunda-feira – 18 de Abril

As 18h00mm – Apresentação do Grupo de Som

As 18h30mm – Apresentação da Banda do 10º RC Nec

Terça-feira –  19 de Abril

As 09h00mm – Descerramento foto TC Pedro Rufino

As 09h30mm – Formatura Geral

As 10h30mm – Exposição Cultural

A Sua Historia:
O Regimento Antonio João (10º RC Mec) exército brasileiro no município de Bela Vista MS, é uma organização militar subordinada ao Comando Militar do Oeste, pertencendo à 9ª Região Militar e orgânica da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada com sede em Dourados. Em 10 de dezembro de 1906, com a denominação de 7º Regimento de Cavalaria Ligeira, ocupou as suas atuais instalações em Bela Vista, devido ao seu passado histórico, o Exército concedeu em 30 de dezembro de 1938, ao então 10º Regimento de Cavalaria Independente, o estandarte e a denominação histórica de RAJ (Regimento Antônio João). Em 1985 recebeu a denominação atual de 10º RC MEC (Regimento de Cavalaria Mecanizado).

 Pedro Rufino

A data de 26 de abril de 1816 registrou o nascimento do ilustre cidadão brasileiro Pedro José Rufino, essa data sempre será lembrada para que continue eternizado entre os brasileiros principalmente pelos sul-mato-grossenses, os heróicos feitos do Cel. Pedro José Rufino, que lutou bravamente em defesa do nosso território.

Há heróica participação na Retirada da Laguna. A volta da Força Expedicionária das terras guaranis à fronteira sudoeste, o deslocamento da tropa estropiada pela cólera até as margens do Rio Miranda, em Jardim, daí ao Porto Canuto, a beira das águas do rio Aquidauana. A segurança da retirada estava na firme determinação de Pedro Rufino

Hoje ao homenagear seu bicentenário devemos recordar ou conhecer sua bela historia em defesa da soberania do Brasil, vindo da Bahia para o Centro-Oeste, como consta nos registros de nossa Pátria sobre o episódio da conflagração bélica sul-americana da Guerra da Tríplice Aliança, ou como ficou conhecida. A Guerra do Paraguai.

Dia do Exército Brasileiro

Exercito uma Instituição que sempre esteve junto com a Nação brasileira, nas lutas pela liberdade de seu povo, na vigilância de suas fronteiras e na segurança nacional. Tudo começou em 1648, em Guararapes combatendo entre flechas e tacapes, Facas, fuzis e canhões, naquelas lutas para expulsar o invasor, pela primeira vez, a palavra Pátria foi usada para referir-se ao Brasil. Índios, negros, brancos e mestiços se uniram de forma definitiva para construir o primeiro empreendimento genuinamente nacional, que fez “o brasil ser BRASIL”.

Esse passado de lutas e glórias é herança de todos nós, a unidade da Pátria e dos seus valores, os sonhos e esperanças têm sido preservados por todos por um Brasil melhor para nossos filhos e para os filhos dos nossos filhos e assim para as demais  gerações.

Para isso o Exército investe em suas missões tornando-se credor de confiança e respeito, sempre de prontidão para preservar sua soberania, Hoje comemoremos o aniversário do Exército, sob o olhar vigilante do Patrono Duque de Caxias

Banda:

A Banda do 10º RC Mec, é uma das melhores e tem um repertório variado, entre músicas brasileiras como o “Chorinho”, músicas paraguaias, como “Galopera” As musicas sertanejas da mais variadas entre outros repertório. É uma maravilha assistir a sua apresentação. As atividades comemorativas são abertas a toda população.

O Canal de Noticias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.