Como deputado estadual, Jamilson, entende que são grande os desafios a serem enfrentados para melhorar o ensino público em Mato Grosso do Sul, entre eles, uma das reclamações é a falta de estrutura adequada, falta de tecnologia aplicada nas escolas, além dos problemas com o transporte escolar em zonas rurais.
Jamilson defende, o respeito aos profissionais da educação como um todo e seu bem estar. “Precisamos valorizar desde o administrativo ao professor, garantindo formação continuada de qualidade a todos os servidores”.
Também se faz necessário cuidar da saúde física e mental destes profissionais, visto que hoje temos um grande número de professores que deixam a profissão por problemas de saúde físico e mental. No ano de 2013 A assembléia legislativa aprovou um projeto de lei sob nº 8.474 e derrubou o veto do então governador, que criou o Programa Psicofisio-laboral destinado aos professores da Rede Estadual de Ensino que até hoje não foi aplicado.
Na Assembléia Legislativa, Jamilson vai lutar, para, garantir recursos para a aplicação dessa lei que vai beneficiar os profissionais da educação e valorizar os profissionais do ensino no Estado. “Quero trabalhar para ajudar as prefeituras com recursos para serem aplicadas na educação visando em primeiro lugar o bem estar dos estudantes e professores. Somente atuando dessa forma poderemos elevar os índices de ensino no Estado e principalmente garantir a satisfação de ser professor”.
Outros projetos defendidos por Jamilson para a educação são; ampliar as escolas de tempo integral nos municípios e implementação de escolas técnicas para atender a demanda profissional de cada região.