17 de abril de 2024

Nova remessa de vacina chega neste domingo a 78 municípios

Por Gabriela Couto

Vacinas que chegaram ontem já estão a caminho do destino final para imunizar a população do Estado (Foto Divulgação)

Vacinas que chegaram ontem já estão a caminho do destino final para imunizar a população do Estado (Foto Divulgação)

A nona remessa de vacinas contra o coronavírus que chegou em Campo Grande neste sábado à tarde já estão a caminho dos 78 município para a continuidade da campanha de imunização contra a covid-19 no Estado.

De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde das 48.650 doses de Coronavac e AstraZeneca serão destinadas para a primeira dose dos idosos com 65 anos ou mais, além dos quilombolas. Até o momento 420.310 doses foram enviadas pelo Ministério da Saúde ao Mato Grosso do Sul.

A distribuição das doses começou nas primeiras horas deste domingo (21). A meta do governo é manter a entrega dos imunizantes em menos de 24h do desembarque das vacinas na capital.

A distribuição desse nono lote será feita da seguinte forma: 1.250 doses da vacina AstraZeneca deverão ser utilizadas para iniciar a imunização dos povos quilombola e mais 32.580 doses da Coronavac serão empregadas como primeira dose em continuidade ao grupo dos idosos de 65 anos ou mais.

As demais doses da Coronavac serão utilizadas na segunda dose de idosos de outras etapas da campanha de imunização estadual e também serão aplicadas na imunização de profissionais de saúde.

Segundo o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, este quantitativo vai garantir que os municípios concluam a vacinação de grupos prioritários remanescentes e continuem avançando na campanha de vacinação contra a Covid-19 no Estado.

Os gestores municipais terão autonomia para escolher se vão dar continuar na vacinação em idosos de 60 anos ou mais. A meta é ampliar a aplicação das doses para portadores de doenças imunossuprimidas, oncológicos com doença ativa em tratamento, transplantados de órgão sólido ou de medula óssea e renais crônicos, pneumopatias crônicas graves, pacientes portadores de doenças cardiovasculares crônicas que tenham sido submetidos a procedimentos operatórios, com o emprego dos imunizantes remanescentes dos demais grupos acima.

Também poderão iniciar na vacinação em portadores de síndrome de down, a partir de 18 anos, com o emprego dos imunizantes remanescentes dos demais grupos acima.

As cidades que receberão mais vacinas da Coronavac são: Campo Grande (12.170), Corumbá (1.160), Dourados (2.680), Ponta Porã (1.010) e Três Lagoas (1.300). E AstraZeneca: Campo Grande (230), Jaraguari (155), Nioaque (135) e Terenos (230). – CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.