28 de março de 2024

Vereador Reinaldo Piti entrega para Bela Vista um aparelho de eletrocardiograma

Por

Na tarde da ultima segunda-feira (25) uma comissão de representantes das cidades que compõe a microrregião na parte Sudoeste de Mato Grosso do Sul, estiveram na cidade de Jardim, onde o governo do Estado se faz representado através da Caravana da Saúde, Caravana esta que integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) é o acesso aos serviços de forma rápida, Essa é a principal meta do programa que para atender os 79 municípios, esta passando pelas 11 microrregiões do estado (Coxim, Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Paranaíba, Três Lagoas e agora esta em Jardim).

Bela Vista também foi contemplada com um aparelho de Eletrocardiograma, entregue para a diretora do Hospital São Vicente de Paulo, Dircilene Areco, e para o Prefeito Duglas Gomes (PP), pelo vereador Reinaldo Piti (PSDB), na solenidade representando o governador do estado Reinaldo Azambuja (PSDB). Representando Bela Vista também estiveram os vereadores Johnny, Lucinete e Veriano, o prefeito Douglas ao agradecer o governador do estado, agradeceu o vereador Piti.

Representando o governador Reinaldo Azambuja, o vereador Piti em seu pronunciamento agradeceu ao secretario estadual de saúde Dr. Nelson Tavares, e as demais autoridades presentes na solenidade, o vereador fez um agradecimento especial ao governador Reinaldo Azambuja, pela valorização que vem conduzindo o estado em especial a região Sudoeste contemplada com a Caravana da saúde, que esta atendendo de uma forma completa e desburocratizada, principalmente as pessoas que mais precisam dos atendimentos com profissionais especializados.

Segundo o Vereador Piti, a Caravana da Saúde não apenas passa fazendo estes importantes atendimentos, mas deixa para os municípios alguns equipamentos que ira beneficiar em seu cotidiano a população em geral, finalizou dizendo que conversou por telefone com o Governador, e reforçou o pedido para que o governo atenda Bela Vista com tudo que for possível independente de quem foi feito o pedido, por que  quem será beneficiado é toda a população bela-vistense.

O que é eletrocardiograma?

O eletrocardiograma é um exame que permite a avaliação elétrica da atividade cardíaca (potenciais elétricos) e da sua condução, registrada em gráficos que são comparados com gráficos padrão e que indicam, assim, o estado de normalidade ou de alteração dos músculos e nervos do coração. A atividade elétrica cardíaca é dada pela variação da quantidade de íons de sódio dentro e fora das células musculares cardíacas, a qual gera diferenças de concentrações desses íons na periferia do corpo.

São essas diferenças, captadas por eletrodos sensíveis colocados em pontos específicos do corpo, que são registradas nos gráficos do eletrocardiograma. Apesar de ser de execução muito simples, o eletrocardiograma é um exame muito importante em cardiologia, pois ele permite diagnosticar desde condições ligeiras até outras muito graves, como os Infartos do Miocárdio, por exemplo.

Para que serve o exame?

O exame pode detectar arritmias, aumento de cavidades cardíacas, patologias coronarianas, Infarto do miocárdio , entre outros diagnósticos. O eletrocardiograma deve ser executado periodicamente, a partir dos 40 anos. A partir dele podem ser solicitados outros exames, mais específicos, se necessário e obviamente detectar doenças precocemente se tratada podendo salvar vidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.