29 de março de 2024

118 infectados: Guia Lopes já é a 7ª cidade do Brasil em casos de coronavírus por habitante

Especialista explica que cidade vive surto que começou com contágio em frigorífico

Dândara Genelhú 

Em 19 dias, Guia Lopes da Laguna se tornou a sétima cidade com maior incidência de coronavírus em todo o Brasil. Nesta quarta-feira (20), foram confirmados 118 casos na cidade, o que pode fazer com que o município ganhe ainda mais posições no ranking, que é atualizado à noite. Para entender como a cidade sul-mato-grossense se tornou uma das cidades com maior índice de infectados, o Jornal Midiamax conversou com um infectologista e preparou uma reportagem listando os principais fatores do agravamento do cenário municipal.

O primeiro caso de coronavírus em Guia Lopes foi confirmado no dia 5 de maio, segundo a Prefeitura Municipal, o paciente seria um motorista de um frigorífico da cidade. Após 19 dias, o número de infectados subiu para 118 na cidade de apenas 9.895 habitantes, de acordo com dados da SES (Secretaria de Estado de Saúde). Os mais de 1,1 mil casos de coronavírus para cada 100 mil habitantes colocam o município entre as 10 cidades com maior índice de coronavírus do Brasil.

De acordo com  o médico infectologista Júlio Henrique Rosa Croda, que é professor na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e pesquisador na Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o aumento de casos em pouco tempo pode ser considerado como um surto. Como explicação, o pesquisador afirmou que dois fatores agravaram o caso na cidade: casos dentro de um frigorífico e o uso do tereré.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.