30 de abril de 2024

Na maior safra da história, MS colhe 10 milhões de toneladas de milho

Osvaldo Júnior

Colheita de milho em MS; safra recorde foi de 9,8 milhões de toneladas (Foto: Divulgação/Aprosoja)Colheita de milho em MS; safra recorde foi de 9,8 milhões de toneladas (Foto: Divulgação/Aprosoja)

Na maior safra da história, Mato Grosso do Sul colheu 9,8 milhões de toneladas de milho, conforme circular técnica do Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio), divulgada nesta sexta-feira (22) pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul). A disparada é de 61% na comparação com o volume colhido no ciclo anterior.

Conforme o levantamento, a área plantada com milho cresceu 3,4%, alcançando 1,8 milhões de hectares nesta safra. Mais que o aumento da área, a produtividade foi fator fundamental para o resultado. O incremento foi de 51%, passando de 58,4 para 88,3 sacas por hectare.

Nos últimos cinco anos (safras 2011/12 a 2016/17), a produção de Mato Grosso do Sul cresceu 47%, a área plantada teve acréscimo de 38% e, a produtividade, teve evolução de 10%.

“Tudo isso é resultado do investimento do produtor em tecnologia e inovação, acreditando sempre na dinâmica do mercado. Isso também mostra o quanto a safrinha é importante para nosso estado. O volume de grãos da 2ª safra é 15% maior do que a quantidade de grãos colhida na 1ª safra”, afirma o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto.

Os resultados são positivos, mas também apontam para desafios na rentabilidade do produtor. “Mato Grosso do Sul é um estado onde a 2ª safra dá muito certo, os números são muito bons, mas o produtor está com muita dificuldade na rentabilidade”, avalia Bortolotto.

A aposta é na recuperação dos preços. “A produção foi alta, o estado ganhou, as empresas de insumos venderam, mas o produtor precisa pagar as contas. Os preços reagiram e vemos isso com boa expectativa. Se continuarem melhorando, teremos o ganho que precisamos na rentabilidade”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.