Vai fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) este ano? Então se prepare, porque as inscrições abrem nesta segunda-feira (27) e seguem até 7 de junho.

A inscrição é feita através da ‘Página do Participante’, com CPF do estudante e senha do portal do governo Federal.

Taxa de inscrição

Em 2024, a taxa de inscrição continua R$ 85, gerado pela ‘Página do Participante’, podendo ser pago por Pix, cartão de crédito, débito em conta-corrente ou poupança.

Os estudantes que realizaram o pedido de isenção da taxa podem consultar, desde 13 de maio, se conseguirão, ou não, o benefício. Lembrando que a aprovação de isenção não significa que a inscrição foi realizada automaticamente.

Treineiro

Como nos anos anteriores, podem participar do Enem na condição de treineiros os estudantes que vão concluir o ensino médio após o ano letivo de 2024 ou aqueles interessados em fazer o Exame que não estejam cursando e não concluíram o ensino médio.

Neste caso, o estudante deve ter em mente que o exame será somente para autoavaliação, e não usado para acesso ao ensino superior.

Os resultados da prova dos treineiros serão divulgados 60 dias após a divulgação geral dos demais candidatos.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de 20 anos, o Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificado) e de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos).

Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).

Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitar as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.