25 de abril de 2024

Coronel Villasanti é homenageado na Câmara de Campo Grande

 
Coronel Villasanti recebe homenagem do vereador Ayrton de Araújo pelo Dia do Povo Paraguaio ©Bruno Ribeiro
O coronel PM Alírio Villasanti Romero, presidente da Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul (AOFMS), foi um dos homenageados na Câmara Municipal de Campo Grande, na noite de quarta-feira, em sessão solene realizada pelo Dia do Povo Paraguaio, comemorado oficialmente comemorado no dia 14 de maio. A data foi instituída na Casa de Leis por meio da Lei nº 5.629/15 e da Resolução nº 1.251/17. 
 
A sessão solene, proposta pelo vereador Ayrton Araújo do PT, foi aberta com uma apresentação do Grupo Jovem de Danças Folclóricas da Colônia Paraguaia e contou com a presença de diversas personalidades da comunidade paraguaia em Campo Grande, como o ministro Angel Adrian Gill Lesme, Consul do Paraguai em Campo Grande.
 
Descendente de paraguaios e iniciando sua saudação ao público, autoridades e aos homenageados em guarani, um dos idiomas oficiais do Paraguai – o outro é o espanhol -, Villasanti lembrou que seu pai, Máximo Romero, foi fundador e primeiro presidente da Colônia Paraguaia de Jardim e também de sua atuação na Colônia Paraguaia de Dourados, onde contribuiu para a construção da sede própria e de participação nas atividades da Colônia Paraguaia de Campo Grande.
Coronel Alírio Villasanti Romero durante homenagem prestada pela Câmara ao povo paraguaio ©Bruno Ribeiro
“Nós em Mato Grosso do Sul somos, na essência, muito influenciados pela cultura, pela música e pela culinária do povo paraguaio. Quero enaltecer essa data e dizer da importância para nós. Que possamos enaltecer esse povo. Fico muito feliz e tenho fortes ligações com a Colônia Paraguaia”, destacou Alirio Villasanti Romero, que recebeu a homenagem do vereador Ayrton de Araújo (PT).
 
Representando os vereadores, Valdir Gomes destacou que a população de Mato Grosso do Sul tem muita gratidão ao povo paraguaio. “Conhecemos o trabalho de vocês, sabemos da luta. Nós campo-grandenses temos que agradecer o que essa colônia fez por Campo Grande: uma cidade pujante, que temos gosto de viver. Aqui ficam minhas homenagens a essas pessoas”, destacou o vereador Valdir Gomes.
 
O cônsul do Paraguai em Campo Grande, Angel Ádrian Gill Lesme, participou de sua última solenidade oficial à frente do consulado, destacando a presença maciça da população de paraguaios e descendentes que residem no Estado. “Hoje são mais de 300 mil pessoas, desde os primeiros que vieram para cá para trabalhar, contribuir para o desenvolvimento desta região, quando ainda era Mato Grosso”, destacou.
 
O presidente da Associação Colônia Paraguaia de Campo Grande, Albino Romero também destacou a homenagem prestada pelos vereadores como reconhecimento à contribuição do povo paraguaio no progresso de Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.