29 de março de 2024

Desobrigação de máscaras nas ruas gera ‘confusão’ e passa por avaliação em cidades de MS

Campo Grande e Corumbá devem anunciar nesta quinta-feira (4) se adotarão a medida

Lucas Mamédio e Marcos Morandi 

None
(Foto: Reprodução/Agência Brasil)

anúncio da desobrigação do uso de máscara feita pelo Comitê Gestor do Prosseguir, nesta quarta-feira (03), causou certa ‘confusão” entre a população de Mato Grosso do Sul. Isso porque obrigatoriedade do uso em locais abertos nunca foi tratada pelo Governo em decretos anteriores, portanto, na prática, não houve novidade. O que houve foi a reafirmação de uma medida já vigente, o que fez as pessoas e instituições não entenderem ou entenderem o anúncio de forma equivocada.

Vale lembrar que cada município tem autonomia sobre as medidas de biossegurança contra a Covid-19. As alterações feitas pelo Governo têm caráter de recomendação e não determinação.

O próprio Governo, por meio de nota, tanto no portal da SES (Secretaria de Estado de Saúde) quanto pela página inicial de seu site, publicaram notas endossando que o decreto do uso de máscaras continua obrigatório em locais fechados.

“A Secretaria de Estado de Saúde informa que continua em vigor o decreto  estadual Nº 15.456, de 18 de junho de 2020, que obriga o uso de mascaras em órgãos, instituições e entidades públicas, estabelecimentos privados acessíveis ao público e meios de transporte coletivo”, disse em nota a SES.

Já uma matéria na capa do site do Governo lembra o decreto de uso em locais fechados. “Reforçando que não haverá alteração no Decreto de junho de 2020 que obriga o uso em locais fechados e de aglomeração de pessoas, lembrando que em locais abertos não há essa exigência”, dizendo só no fim sobre os locais abertos.

Campo Grande

O prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD), afirmou após a repercussão do anúncio do Governo que irá dizer na tarde de quinta-feira (4), os índices da Covid para liberar o uso de máscaras em locais abertos no município, não deixando claro se a liberação vai acontecer.

Desde junho de 2020 é obrigatório o uso de máscara mesmo em locais abertos em Campo Grande. O decreto prevê, inclusive que quem descumprir a medida receberá multa que pode variar entre R$ 100 e R$ 15 mil.

Corumbá

Em Corumbá a prefeitura também disse que irá fazer uma reunião técnica também nesta quinta-feira (4) para decidir qual medida tomar em relação à desobrigação em locais abertos.

Para se ter uma ideia, na Cidade Branca ainda há toque de recolher, que vai das 3h às 5h. Agora, a Prefeitura vai definir se segue a desobrigação do uso de máscaras.

Dourados 

Segundo a Prefeitura de Dourados os decretos municipais que obrigam o uso de máscara, tanto em locais abertos quanto fechados, vão continuar seguindo as recomendações do Governo, ou seja, seguirão como estão até que haja mudança na prática

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.