20 de fevereiro de 2024

Em ação unindo duas secretarias, Governo de MS promove Dia C da Cidadania na quinta-feira

A ação é uma parceria entre a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), por meio do Programa Cidadania em Rede, com a SED (Secretaria de Estado de Educação).

“A cidadania está ligada à democracia, à justiça social e à efetivação dos direitos políticos, econômicos, sociais e culturais, que são fundamentais para a pessoa humana. Quando levamos a pauta para o debate no ambiente escolar, estamos estimulando os nossos jovens a refletir sobre o seu papel na construção da Cidadania, além de mostrar para eles que são fundamentais para a efetivação da Cidadania dentro da escola”, explica a secretária adjunta da Setescc, Viviane Luiza.

A proposta do “Dia C da Cidadania”, na Rede Estadual de Educação, é fortalecer as ações já realizadas nas escolas dentro do componente “Projeto de Vida”, com foco na sensibilização, conscientização e educação continuada e permanente nos assuntos relacionados à Cidadania.

Atividades culturais e educativas como por exemplo, teatro, música, desenho, discurso, varal da Cidadania, palestras, troca de experiências, entre outras, farão parte das ações apresentadas pelas escolas.

De acordo com o secretário de Educação, Hélio Queiroz Daher, a SED tem um compromisso com o desenvolvimento pleno dos nossos estudantes e isso envolve o exercício da cidadania.

“Entendemos e acreditamos que a Cidadania é crucial para a promoção dos direitos e deveres dos estudantes fornecendo subsídios para a vida em sociedade. Nesse sentido, a ação proposta para os professores da rede com a temática “Cidadania – O que a escola tem a ver com isso?”, vem para auxiliar nossos alunos a entenderem o conceito de Cidadania na prática, a fim de exercê-la em sua integralidade. Ressaltando que a SED tem esse olhar para levar as mais diversas temáticas e impulsionadas pelos professores de Projeto de Vida, para os alunos”, conclui o secretário.

Para essa primeira edição 5 escolas foram selecionadas como ponto focal. Em Campo Grande na Escola Estadual Aracy Eudociak, alunos do 1º ano, irão ensinar para os demais sinais de libras que aprenderam, além de exposição de frases. Ainda na capital Morena, a Escola Estadual Prof. Severino de Queiroz, será palco de uma palestra sobre autonomia das pessoas cegas e capacitismo.

Em Dourados a Escola Estadual Professor Alício Araújo reunirá os estudantes para a palestra sobre a importância da Cidadania, com exposição dos trabalhos desenvolvidos sobre o tema ao longo deste ano.

Já em Caarapó a Escola Estadual Indígena Yvy Poty, realizará a acolhida Cidadã, com a presença de lideranças da comunidade, apresentação da cultura local e roda de conversa.

E por fim, Ponta Porã, na Escola Estadual João Brembatti Calvoso, realizará o acolhimento interativo, com apresentações de música e dança, além de exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos jovens sobre direitos humanos, valores humanos, ócio criativo, autorretrato socioemocional, feira de profissões, entre outros.

“Esta parceria com a SED resulta em uma ação de formação do estudante com as temáticas das pastas que compõem a Cidadania, entre elas, assuntos comunitários, igualdade racial, juventude, LGBTQIA+, mulheres, PCD, pessoa idosa e povos originários. Nosso objetivo é construir políticas públicas mais efetivas e abrangentes, e materializar novos passos que possam impactar vidas, sem deixar ninguém para trás”, finaliza Viviane Luiza.

AÇÕES DIA C DE CIDADANIA

CAMPO GRANDE
Escola Estadual Aracy Eudociak
Horário: 07h
Atividade: alunos do 1º irão ensinar para toda a escola os sinais de libras que aprenderam durante a aula; exposição das frases criadas pelos alunos dos 9ºs e premiação para a melhor frase.

Escola Estadual Prof. Severino de Queiroz
Horário: 12h55 e 14h35
Atividade: Palestra de um casal com cegueira total sobre autonomia e capacitismo.

Leia  Com apoio aéreo e ação por terra, bombeiros de MS atuam em três grandes incêndios no Pantanal
 

DOURADOS
Escola Estadual Professor Alício Araújo
Horário: 07h
Atividade: 2ª edição do Negritude em foco, com o objetivo de evidenciar as belezas negras da escola levando em consideração toda a importância de se debater sobre a questão racial no país. Palestra sobre Cidadania e exposição de trabalhos desenvolvidos sobre o contexto da Cidadania na escola.

CAARAPÓ
Escola Estadual Indígena Yvy Poty
Horário: 07h
Atividade: Acolhida com a Árvore Cidadã, roda de conversa de Guachirê com o Nhanderu Lídio Sanches; apresentação da Orquestra de violões da Escola Municipal Indígena e fomento da cultura local.

PONTA PORÃ
Escola Estadual João Brembatti Calvoso
Horário: 07h
Atividade: Acolhimento interativo, apresentações culturais, palestra sobre Cidadania, mostra atividades desenvolvidas na escola sobre os temas: Direitos humanos, valores humanos, o ócio criativo, autorretrato socioemocional, além de fotos da feira de profissões e as campanhas trabalhadas no Agosto lilás e Setembro amarelo.

Jaqueline Hahn Tente, Comunicação Setescc
Fotos: Secom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.