A ação é uma parceria entre a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), por meio do Programa Cidadania em Rede, com a SED (Secretaria de Estado de Educação).
“A cidadania está ligada à democracia, à justiça social e à efetivação dos direitos políticos, econômicos, sociais e culturais, que são fundamentais para a pessoa humana. Quando levamos a pauta para o debate no ambiente escolar, estamos estimulando os nossos jovens a refletir sobre o seu papel na construção da Cidadania, além de mostrar para eles que são fundamentais para a efetivação da Cidadania dentro da escola”, explica a secretária adjunta da Setescc, Viviane Luiza.
A proposta do “Dia C da Cidadania”, na Rede Estadual de Educação, é fortalecer as ações já realizadas nas escolas dentro do componente “Projeto de Vida”, com foco na sensibilização, conscientização e educação continuada e permanente nos assuntos relacionados à Cidadania.
Atividades culturais e educativas como por exemplo, teatro, música, desenho, discurso, varal da Cidadania, palestras, troca de experiências, entre outras, farão parte das ações apresentadas pelas escolas.
De acordo com o secretário de Educação, Hélio Queiroz Daher, a SED tem um compromisso com o desenvolvimento pleno dos nossos estudantes e isso envolve o exercício da cidadania.
“Entendemos e acreditamos que a Cidadania é crucial para a promoção dos direitos e deveres dos estudantes fornecendo subsídios para a vida em sociedade. Nesse sentido, a ação proposta para os professores da rede com a temática “Cidadania – O que a escola tem a ver com isso?”, vem para auxiliar nossos alunos a entenderem o conceito de Cidadania na prática, a fim de exercê-la em sua integralidade. Ressaltando que a SED tem esse olhar para levar as mais diversas temáticas e impulsionadas pelos professores de Projeto de Vida, para os alunos”, conclui o secretário.
Em Dourados a Escola Estadual Professor Alício Araújo reunirá os estudantes para a palestra sobre a importância da Cidadania, com exposição dos trabalhos desenvolvidos sobre o tema ao longo deste ano.
Já em Caarapó a Escola Estadual Indígena Yvy Poty, realizará a acolhida Cidadã, com a presença de lideranças da comunidade, apresentação da cultura local e roda de conversa.
E por fim, Ponta Porã, na Escola Estadual João Brembatti Calvoso, realizará o acolhimento interativo, com apresentações de música e dança, além de exposição dos trabalhos desenvolvidos pelos jovens sobre direitos humanos, valores humanos, ócio criativo, autorretrato socioemocional, feira de profissões, entre outros.
“Esta parceria com a SED resulta em uma ação de formação do estudante com as temáticas das pastas que compõem a Cidadania, entre elas, assuntos comunitários, igualdade racial, juventude, LGBTQIA+, mulheres, PCD, pessoa idosa e povos originários. Nosso objetivo é construir políticas públicas mais efetivas e abrangentes, e materializar novos passos que possam impactar vidas, sem deixar ninguém para trás”, finaliza Viviane Luiza.
AÇÕES DIA C DE CIDADANIA
CAMPO GRANDE
Escola Estadual Aracy Eudociak
Horário: 07h
Atividade: alunos do 1º irão ensinar para toda a escola os sinais de libras que aprenderam durante a aula; exposição das frases criadas pelos alunos dos 9ºs e premiação para a melhor frase.
Escola Estadual Prof. Severino de Queiroz
Horário: 12h55 e 14h35
Atividade: Palestra de um casal com cegueira total sobre autonomia e capacitismo.
DOURADOS
Escola Estadual Professor Alício Araújo
Horário: 07h
Atividade: 2ª edição do Negritude em foco, com o objetivo de evidenciar as belezas negras da escola levando em consideração toda a importância de se debater sobre a questão racial no país. Palestra sobre Cidadania e exposição de trabalhos desenvolvidos sobre o contexto da Cidadania na escola.
CAARAPÓ
Escola Estadual Indígena Yvy Poty
Horário: 07h
Atividade: Acolhida com a Árvore Cidadã, roda de conversa de Guachirê com o Nhanderu Lídio Sanches; apresentação da Orquestra de violões da Escola Municipal Indígena e fomento da cultura local.
PONTA PORÃ
Escola Estadual João Brembatti Calvoso
Horário: 07h
Atividade: Acolhimento interativo, apresentações culturais, palestra sobre Cidadania, mostra atividades desenvolvidas na escola sobre os temas: Direitos humanos, valores humanos, o ócio criativo, autorretrato socioemocional, além de fotos da feira de profissões e as campanhas trabalhadas no Agosto lilás e Setembro amarelo.
Jaqueline Hahn Tente, Comunicação Setescc
Fotos: Secom