24 de abril de 2024

Governo Federal decreta emergência em Bela Vista e 32 cidades de MS por causa da seca

 
33 cidades de Mato Grosso do Sul estão em situação de emergência por causa da seca, foi o que reconheceu o Governo Federal nesta quinta-feira (10). O motivo para esta decisão é a estiagem que afetou o estado entre os meses de novembro e dezembro de 2021. A medida abrange os seguintes municípios:
Amambai;
Angélica;
Antônio João;
Aral Moreira;
Bataguassu;
Batayporã;
Bela Vista;
Bodoquena;
Bonito;
Brasilândia;
Caarapó;
Caracol;
Coronel Sapucaia;
Deodápolis;
Dois Irmãos do Buriti;
Dourados;
Eldorado;
Iguatemi;
Itaporã;
Itaquiraí;
Ivinhema;
Japorã;
Laguna Carapã;
Maracaju;
Miranda;
Mundo Novo;
Naviraí;
Nioaque;
Nova Andradina;
Novo Horizonte do Sul;
Porto Murtinho;
Sete Quedas;
Taquarussu.
A decisão em âmbito nacional considera o decreto estadual, de 3 de janeiro, que declarou situação de emergência em todo Mato Grosso do Sul por 180 dias em razão da estiagem.
Em estado de emergência, os órgãos públicos podem empregar e destinar recursos humanos, financeiros e materiais, veículos e equipamentos para auxílio nas operações de abastecimento de água para consumo humano e para a dessedentação de animais.
No início deste ano, o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec) emitiu nota técnica informando que, em novembro e dezembro de 2021, o volume de chuvas esteve abaixo da média climatológica, principalmente nas regiões sul e sudeste do estado.
Verão
Este verão está sendo o mais quente no estado nos últimos 20 anos, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso do Sul estima prejuízos de até 40% no campo.
“Às vezes chove num pedacinho da fazenda, um pouquinho só de chuva, que não é suficiente para molhar a área de maneira uniforme, e logo depois vem um sol de 40ºC de temperatura e faz com que a planta perca energia novamente. Então é uma situação bastante preocupante”, afirma André Dobahi, presidente da Associação Brasileira de Produtores de Soja (Aprosoja).
G1
Pode ser uma imagem de estrada e texto que diz "Bela Vista Campo Grande"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.