26 de abril de 2024

Homenagens póstumas ao médico Ary Prieto

João Carlos Velásquez

A morte do médico Ary Prieto, que faleceu no último dia 18 (terça-feira), à noite, vítima de Covid-19, em Campo Grande ainda causa comoção na cidade de Bela Vista, região Sudoeste do Estado de MS. Várias homenagens têm sido feitas a ele por entidades e uma das maiores foi a dos profissionais da saúde do Hospital São Vicente de Paula. O prefeito Reinaldo Piti esteve presente e anunciou que o novo Posto de Saúde do João Barro passará a se chamar ‘Unidade de Saúde Dr. Ary Prieto’.

A morte do médico Ary Prieto, abalou a população bela-vistense e os profissionais de saúde do Hospital São Vicente de Paula, onde ele atuava ultimamente. Esse abalo não só a comunidade de Bela Vista, mas nas cidades de Caracol, Porto Murtinho, Aquidauana, entre outras. A última homenagem realizada pela direção do Hospital foi em frente a Unidade, com as presenças de todos os funcionários e do prefeito Reinaldo Piti.

“Só quem já perdeu alguém próximo sabe a dor e a confusão emocional que é lidar com essa ausência. Vários sentimentos surgem e se misturam e em meio a esse caos, vem a necessidade de reconstruir o mundo sem essa pessoa”, salientaram algumas pessoas que conviveram com ele. E esse é o sentimento da comunidade bela-vistense têm, com a perda do médico Ary Prieto.

Dr Ary, médico, cirurgião geral; anestesista; ginecologista; obstetra e médico legista aposentado e como ele mesmo dizia, quando lhe perguntavam qual era a sua profissão: Médico em extinção!

Há mais de 10 anos dedicando sua vida na cidade de Bela Vista MS, trabalhando no Hospital São Vicente de Paula, desde o ano de 2010, até o seu falecimento em 2021, e tem relevantes serviços prestados nas cidades da região do sudoeste, como Caracol, Porto Murtinho, entre outras.

Na gestão do atual prefeito Reinaldo Piti, 2017 a 2021, Dr Ary realizou mais de 3.500 cirurgias, sendo elas de pequena, média e de grande porte. Médico, humano, realizou inúmeros partos, trouxe ao mundo muitas vidas e também salvou a vida de outros tantos, através de suas “mãos abençoadas” e é por isso a imensa gratidão da comunidade bela-vistense a ele.

É uma perda imensa e irreparável para todos que o conheceram e que tiveram o privilégio de trabalhar e conviver com ele, assim muitas pessoas sentem e agradecem a Deus pela presença do Dr. Ary em suas vidas e com isso ele deixou um imenso legado a todos.

O Hospital São Vicente de Paula, sua direção, funcionários e prefeito Reinaldo Piti, realizaram uma linda e justa homenagem e contou com a participação da Banda do 10º RCMec, Regimento Antônio João e nas redes sociais escreveram que “os dias não serão mais os mesmos e que ele, Dr Ary, optou de entrar na luta contra o vírus de corpo e alma e assim salvar inúmeras vidas”, e prosseguiu a homenagem:

“Dr. Ary era o mestre em salvar vidas, um verdadeiro amigo de Bela Vista, deixou um legado e milhares de histórias com finais felizes graças a sua genialidade em resolver desesperos e desesperanças. Os corredores do hospital, lembram o sorriso, a voz sendo privilegiados pelos ensinamentos diários que desfrutaram!”, finaliza a nota.

A população bela-vistense também presta a mais alta homenagem ao médico, com orações e guardando com carinho em seus corações a figura do médico querido que deixou um imenso legado de amor, esperança e fé a todos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.