29 de outubro de 2020

Vereadores de Bela Vista participam de reunião no TCE-MS

bv506
Presidente da Camâra, Xetinho, Mara Caseiro, Waldir Neves e Buiu.

O Presidente do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, conselheiro Waldir Neves recebeu na tarde desta terça-feira, (30/05) uma comissão formada pelos deputados estaduais Paulo Corrêa, Lídio Lopes e Mara Caseiro, o presidente das Câmaras de Vereadores, Jeovani Vieira, o vereadores, presidente da câmara de Bela Vista Demecio Takeschi Higa – Xetinho e o vereador Hemerson Buiu, juntamente com  outros seis presidentes de Câmaras que relataram as dificuldades enfrentadas para comprovar o exercício das funções, em vários setores.

As dúvidas dos parlamentares recaem principalmente sobre quais documentos comprovariam as ações quando o vereador precisa se deslocar do seu município para participar de congressos e seminários, ou mesmo para trazer reivindicações à Assembléia Legislativa, à Governadoria, ou às Secretarias de Estado, por exemplo.

O Presidente da Corte esclareceu que, atualmente, as declarações emitidas pelos gabinetes de deputados estaduais valem como comprovante, no entanto, para outras situações é necessário que haja uma normatização, “eu sugiro para o Legislativo Estadual formular uma lei que regulamente a comprovação das diárias e demais situações que envolvem o exercício das funções do vereador fora do município”.

A sugestão do presidente do TCE-MS foi prontamente acolhida pelo presidente da União das Câmaras de Vereadores, Jeovani Vieira. “Fiquei muito contente de o presidente Waldir Neves ter nos atendido e inteligentemente nos auxiliado nessa questão e, agora, a gente vai se reunir com a assessoria do TCE-MS, que vai nos ajudar a fazer com que essas consultas sejam formuladas e assim possamos documentar e depois regulamentar em nível de MS”, ressaltou.

O deputado estadual Paulo Correa afirmou que o auxílio técnico do TCE-MS vai ser muito importante “o próximo passo é se reunir com a União das Câmaras de vereadores e normatizar como vão funcionar as diárias, por exemplo, e definir como podem ser comprovadas as demais ações”.

Presidente da câmara de Bela Vista, Xetinho comentou que o auxilio do Tribuna de Contas e muito importante, pois e necessário ter seriedade com a coisa publica, e essas orientações vem de encontro para o bom desempenho frente o legislativo, disse Xetinho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *