
Local onde a ponte será construída em Porto Murtinho (T/R)
Senador Nelsinho Trad (PSD/MS) propôs audiência pública no Senado para discutir a Rota Bioceânica, com data a ser definida nas próximas semanas. Segundo Trad, esse projeto é estratégico ao Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
Em entrevista para a TV Senado, o senador disse que o projeto é algo a ser priorizado, com autoridades que fazem parte da rota. O parlamentar sul-mato-grossense conversou sobre o corredor bioceânico com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, em visita recente ao Brasil, durante almoço na Presidência da República.
“O corredor melhorará a infraestrutura e integrará a região do “Chaco” ao resto do país”, explicou o senador.
Em relação ao Brasil, o presidente Jair Bolsonaro manifestou interesse em construir duas pontes, em seu discurso na inauguração de obras da Itaipu, para dar andamento ao projeto que representa o desenvolvimento econômico ao País.
“A rota vai encurtar 7.200 km marítimos de distância, será vantajoso para o Brasil nas transações de agronegócios. A obra é o que faltava para permitir escoar a produção agrícola num caminho menor”, destacou Nelsinho.
A proposta favorece principalmente Mato Grosso do Sul que terá acesso rodoviário ao Oceano Pacífico com a construção de ponte sobre o Rio Paraguai ligando Porto Murtinho a Carmelo Peralta, no Paraguai.
Além da ponte sobre o Rio Paraguai, em Porto Murtinho, será necessária outra travessia no Rio Paraná, em Foz do Iguaçu. De acordo com os dois países Brasil e Paraguai, serão custeados por ambos por meio da Itaipu Binacional. O custo estimado da obra seria de R$ 1 bilhão e a construção seria concluída em até três anos.
O senador esclarece que, além de fomentar o agronegócio em Mato Grosso do Sul, com saída para o Pacífico, haverá possibilidades de preços mais competitivos no mercado. No Chile, com a rota, deverá incrementar o comércio com os países da região, consolidando o país como importante plataforma logística.
Já, na Argentina, será o fortalecimento da implementação do Plano Belgrano, que prevê investimentos em infraestrutura da ordem de US$ 15 bilhões, na medida em que cruza as Províncias de Salta e Jujuy.
*Com informações da assessoria
FONTE: Correio do Estado