20 de abril de 2024

ORALDINO VISITA SECRETARIA ESTADUAL EM BUSCA DE REGULARIZAR DOCUMENTOS DE ÍNDIGENAS

O vereador Oraldino Centurião (PSDB), acompanhado da secretária municipal de Assistência Social, Adrielly dos Santos, visitou na manhã desta quarta-feira (19/5), em Campo Grande, a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast), e tiveram uma reunião com o Comitê Gestor Estadual para a Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento e Ampliação do Acesso à Documentação Básica (Ceesrad), onde reivindicaram uma parceria para a emissão de documentação dos indígenas da Aldeia Piracuá.

A reunião em que foram recebidos por Sabrina Frazeto, vice secretária do Ceesrad e Jéssica Machado, técnica do Ceesrad, contou com a participação de Giselly Molina, coordenadora de Proteção Social Básica a Assistência Social e pela assessora da secretaria, Andressa Leite. “Estamos trabalhando para levar um mutirão da Ceesrad a Aldeia Piracuá, onde eles possam emitir Certidões de Nascimento, Título Eleitoral, Rg, CPF, Carteira de Trabalho, entre outros”, diz Oraldino, que revela que, segundo Irene Gomes, presidente da Comissão da aldeia bela-vistense, existem cerca de 150 indígenas sem documentação.

“Então é muito importante buscar a garantia desses direitos para os nossos indígenas. Existem crianças em idade escolar sem documentação; idosos com direitos a benefícios sociais sem documentos. Pessoas que recebem o atendimento básico de saúde, mas se tiverem um problemas mais grave, não conseguirão atendimento por falta de documentos. Além disso, ainda têm as questões trabalhistas, porque como não possuem documentação, muitos são explorados em trabalhos escravos, como ocorreu recentemente”, destaca Oraldino.

Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.