24 de abril de 2024

Poesia nas redes sociais: poeta usa o Instagram para divulgar seus trabalho

   Ver Galeria

Amanda Bogo

Arquivo pessoal

Amor, felicidade, situações cotidianas e tantos outros sentimentos e detalhes importantes da vida. Esses são alguns temas abordados nos poemas do bacharel em direito Daniel Rosa Possari, 26. Sem espaço nas editoras para publicar seus textos, o jovem poeta decidiu divulgar seu trabalho nas redes sociais e já conquistou 897 seguidores neste curto período.

Possari conta que o gosto por escrever poesias começou há quase dez anos como uma forma de diversão e também se tornou interesse para histórias de ficção. Foi assim que tomou forma o seu primeiro livro, – O Livro de Geffen – I, escrito em 2014 e registrado, mas que ainda não foi publicado.

“Adoro juntar palavras rimadas e conseguir extrair uma espécie de musicalidade delas. Escrevi até 2010, mas dei uma parada nos dois anos seguintes. Em 2012 passei a me interessar verdadeiramente por leitura e lendo alguns livros incríveis percebi que eu queria ser escritor”.

O rapaz conta que procurou diversas editoras em busca de uma oportunidade para publicar seus trabalhos, mas sempre recebeu negativas. Em vez de desanimar, os “nãos” que recebeu motivaram Possari a utilizar o Instagram como uma ferramenta de divulgação de seus mais de 300 poemas.

“Esbarrei na mesma e incômoda resposta de que os setores para análise de originais estão sobrecarregados e eles não estão recebendo livros. Conversei com alguns professores e amigos e me vi sem muitas opções. Quase todos me disseram que se eu já tivesse algum trabalho publicado, meus caminhos seriam mais fáceis. Aí me veio a ideia de que muita gente gosta de poesia e resolvi tentar minha sorte nas redes sociais”, detalha.

“As redes sociais são muito importantes hoje em dia. Acho que várias pessoas estão enveredando por esta opção por dar retorno. É uma chance de mostrar um pouco do que eu faço direto ao público sem que nenhuma editora tenha que julgar meu trabalhou ou aceitá-lo. Não fui recusado por qualquer editora, pois nenhuma sequer me leu, mas a página drp0etry está me permitindo ter um contato direto com o público. Isso ajuda muito a conhecer as pessoas e só me faz querer ainda mais escrever com carinho”, completa.

Influenciado por grandes nomes da literatura de fantasia como J.R.R Tolkien, C.S Lewis e Patrick Rothfuss, Possari escreveu -O Livro de Geffen I -, que conta a história de um menino de cinco anos que acorda em um local desconhecido, sem nenhuma memória e recebe uma carta para permanecer no local até que receba novas instruções.

“O livro foca na jornada do Geffen em busca de identidade. Ao mesmo tempo em que ele se molda conforme conhece o mundo, ele influencia e é influenciado por pessoas que passam a fazer parte da vida dele. Vai descobrindo a importância das ações, das pessoas, do objetivo de viver. A história foca muito em alternância. O vilão de agora é o herói de daqui a pouco e o herói não é tão herói assim… Meio que como na vida real. Quero tentar transmitir isso de maneira natural e não muito carregada”, detalha.

O jovem escritor acredita que este tipo de literatura ainda não tem muito espaço no país. “A dificuldade não é só questão da nossa região. Sinto que a literatura fantástica tem dificuldade em ganhar força nacionalmente. Nós valorizamos muito as grandes fantasias que chegam de fora do país e às vezes não lemos os escritores daqui. Eu mesmo conheço pouquíssimo de literatura fantástica nacional”, encerra.

O trabalho de Daniel Possari pode ser acompanhado pelo Instagram @drp0etry 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.