24 de abril de 2024

Prefeito Derlei e vereadores cumprem agenda na Cachoeira do Apa

Toninho Ruiz – DRT/MS 1417

murt230O prefeito de Murtinho Derlei Delevatti (PSDB) em companhia dos vereadores Rodrigo Froés (PSD) (presidente do Legislativo murtinhense), vereador Miltinho Abrão (PMDB), Sonia Ferreira (PSDB), Fátima Vidotte (PR), Zilda Duré (DEM) e Marciana Britos (PSC), cumpriram agenda de trabalho na manhã de quarta-feira, 22, na Colônia Cachoeira do Apa.

A primeira reunião foi com a família de moradores que ocupam o Parque Cachoeira do Apa, o prefeito junto com os vereadores pediram pacificamente aos moradores se retirar do local porque essa área é Preservação Ambiental Permanente que por lei foi transformado em Parque Ecológico da Cachoeira do Apa. Pela Lei o parque não pode ter morador que não pertence a estudos ambientais ou de fiscalização ambiental.

O prefeito junto com os vereadores propôs uma troca com esta família, à prefeitura doa o prédio onde funciona a fiscalização ambiental feita pela Policia Militar Ambiental com todas as garantias de documentos como escritura e onde esses moradores residiam o município vai reformar para o funcionamento da fiscalização ambiental. Além da fiscalização, dentro do parque a administração de Derlei vai construir um laboratório para estudos ambientais para os estudantes de Biologia para estudos da biodiversidade.

murt231Atualmente moradores da localidade exploram ilegalmente a prática da pesca dentro do parque que por Lei é proibido. Na próxima quarta-feira, o prefeito vai se reunir em Murtinho com essa família para chegar a um acordo amigável caso contrário o município pode entrar com ordem de despejo e esses moradores saem sem direito a nada. Para evitar esse constrangimento o prefeito e os vereadores traçaram o caminho do diálogo amigável para o desfecho desse tema.

A segunda reunião do prefeito e os Edis foi com os membros da Associação de Moradores dessa colônia, liderado pelo Sr. Dalmar Medeiros, que nessa reunião solicitou melhorias para a comunidade como a reforma do sistema de tratamento e distribuição de água potável às residências da localidade, construção de uma academia ao ar livre, também solicitaram a construção de uma residência aos professores da escola rural e a instalação de Internet no educandário. Dois professores da comunidade também participaram dessa importante reunião.

O prefeito disse a reportagem que a pauta de hoje na Cachoeira do Apa foi importante para tratar de assuntos que vem se arrastando a tempos e que precisa se resolver porque a Justiça exige o cumprimentos das leis, especificamente em relação ao Parque Ecológico que não pode ser habitada por pessoas que não pertence a fiscalização ou estudos ambientais. Sobre a reivindicação dos moradores, ele diz que vai estudar a possibilidade financeira para atender a colônia.

O vereador acompanhado da Policia Ambiental percorreram várias trilhas dentro do Parque para verificar in loco a situação e testemunharam que o Parque está sendo usado ilegalmente para fins comerciais de prática de turismo de pesca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.