16 de abril de 2024

Raio X: Compromisso e seriedade conheça o vereador Alírio Villassanti

by Jaguatirica

Como parte dos novos nomes que vão compor a Câmara Municipal, a partir do pleito de 2021, o Coronel Alírio Villassanti foi eleito o representante do  PSL , escolhido pela população para atuar na Casa de Leis.

Alírio, nasceu em Porto Murtinho em 12 de setembro de 1966, filho do sr Máximo Romero e de Dona Georgina Villasanti Romero. Tem na figura do pai um exemplo.

“Ainda menino, tive em meu pai a inspiração para a vida militar. Com olhos de criança, o admirava em seus trajes militares e sua postura altiva e, em meu íntimo, afirmava que um dia também vestiria aquela farda”. 

Quando completou  21 anos de idade, ingressou na Polícia Militar de MS onde estudou quatro anos para o curso de formação na Academia de Polícia Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Quando retornou ao Mato Grosso do Sul começou a atuar na então na época conhecida como CIPTRAN.

“Em 2010, assumi o comando da unidade, que passou de Companhia para Batalhão. No período em que fui Comandante, idealizei e coordenei a implantação de projetos pioneiros no Brasil”.

Conheça os projetos:

• Criação do Conselho Comunitário de Segurança no Trânsito – CCST

• Criação do Gabinete de Gestão Integrada de Trânsito – GGIT

• Boletim Online para acidentes sem vítimas

• Centro de Formação de Condutores da PM

• Projeto Vida no Trânsito, do Ministério da Saúde em parceria com órgãos de trânsito com ações na educação, engenharia e fiscalização seguindo orientação da ONU na Década da Ação para Segurança Viária

• Campanha “Pedestre, Eu Cuido!” em parceria com outros órgãos de trânsito. 

 

“Quando recebi mais alta comenda da minha instituição, a “Medalha do Mérito Policial Militar”, no ano de 2015”, escreveu no facebook.

Trajetória profissional:

• Comandou as unidades da Polícia Militar das cidades de Bela Vista e Corumbá 

• Foi Subcomandante do Batalhão de Dourados

• Integrante do Departamento de Operações de Fronteira (DOF)

• Integrante do Garras

• Subcomandante do Centro de Formação de Praças (CFAP)

• Diretor de Polícia Comunitária e Direitos Humanos (responsável pelos projetos sociais da PM, como PROERD, Florestinha, Bom de Bola, Bom na Escola, Banda Mirim, entre outros)

• Alcançou o mais alto posto da Corporação Militar: Coronel 

• Atualmente é Presidente da Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul – AOFMS.

Política

“Tomei a decisão de abraçar a vida política motivado pela insatisfação com os rumos e atuação política atual em nossa cidade e, especialmente pela convicção de que reúno características e valores que me permitirão contribuir para o combate à corrupção, para a melhoria da qualidade de vida da população especialmente nos quesitos saúde, educação, segurança, por meio de atuação fiscalizadora efetiva no uso dos recursos públicos e propositura de ações direcionadas para o bem comum. Muito há a ser feito por nossa cidade em prol da coletividade, e este é meu compromisso”.

Campanha em período de pandemia

Alírio conta que a campanha foi feita com muito trabalho e “muita sola de sapato” e diálogo com  a população.

“O que inclusive me subsidiou na elaboração das minhas propostas. Com recursos escassos e no ápice da pandemia, reforçamos a comunicação com a população por meio dos recursos digitais, principalmente whatsapp e redes sociais, e, tomando as devidas precauções sanitárias,  mantivemos intensa agenda de visitas e reuniões com amigos e apoiadores, que sempre com muito carinho e receptividade nos receberam em seus lares e empresas”.

Comprometimento

“Tenho mais de 32 anos de atuação na área de Segurança Pública, tendo neste período galgado uma carreira pautada em trabalho sério, comprometido e alinhado com as diretrizes da corporação da polícia militar”.

 

Formação

Coronel Alírio é Bacharel em Direito, com diversas pós-graduações na área de Segurança Pública, Gestão Pública e Planejamento Estratégico.

“Sou escritor, palestrante e professor. Tenho paixão por compartilhar meus conhecimentos e experiência profissional e assim contribuir para a promoção da reflexão e discussão de temas relevantes que envolvem a área de segurança, como Trânsito, Direito Militar, Policiamento de Fronteira e Gestão Pública”

Família

Casado há 27 anos com a arquiteta Heliane Villasanti Romero, é um pai orgulhoso de dois filhos: a Vanessa e o Vinícius, tendo ambos escolhido como área de formação acadêmica, o Direito.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.