26 de abril de 2024

Rio Apa está 12 metros acima do normal e 33 famílias já saíram de casa

Priscilla Peres

Subiu para 33 o número de famílias que tiveram que sair de suas casas devido ao alto nível do rio Apa, em Bela Vista – distante 322 km de Campo Grande. O rio que corta o município está 12 metros acima do seu nível normal e desde ontem, vários moradores de regiões ribeirinhas têm enfrentado problemas.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil do município, Maria Alice Aranda, até o início da manhã de hoje são 31 famílias desalojadas, que se instalaram em casas de parentes ou barracas e duas que estão desabrigadas, em um abrigo municipal.

Ela explica que as chuvas em Bela Vista estão controladas, o problema acontece devido ao acúmulo de chuva na cabeceira do Apa. “Tem chovido muito na região de Ponta Porã, Dourados e a água desce para cá”, afirma.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) choveu apenas 6,8 milímetros no município entre ontem e hoje, mas o nível do rio está tão alto que está quase encostando na ponte que liga Bela Vista ao Paraguai.

O prefeito Douglas Gomes (PP) não está no município, mas segundo a assessoria de imprensa, as secretarias de obras e assistência social estão envolvidas no atendimento as famílias atingidas pelas chuvas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.